Secretaria de Cultura e Economia Criativa
bandeira Espanha bandeira Inglaterra
-A A+
WCAG2A-Conformance
São Paulo companhia de Dança Associação Prodança

COMUNICAÇÃO

Destaques na Mídia 11 Anos

A São Paulo Companhia de dança já realizou 949 espetáculos e performances, em 70 cidades do Estado de São Paulo e em 14 Estados do Brasil. Com um público superior a 720 pessoas que já prestigiaram a Companhia, em território nacional e internacional, a São Paulo Companhia de Dança acumulou 26 prêmios e indicações ao longo de seus 11 anos de existência.
Expressão e beleza do movimento
Stuttgarter/ Alemanha
Por Gabriele Metsker
Maio, 2013
Ela veio, dançou – e conquistou de cara o público que lotava o Fórum de Ludwigsburg. Estamos falando da São Paulo Companhia de Dança, que foi fundada bem recentemente, em 2008. O jovem grupo possui um estilo de dança que homenageia a beleza do movimento, sem se esquecer do que a riqueza expressiva do corpo humano é capaz. O vocabulário dos membros se presta à dança clássica, a rituais étnicos e a coreografias modernas, e os bailarinos, cuja companhia é dirigida por Inês Bogéa, mostraram na noite de terça-feira que dominam, soberanos, toda a gama de movimentos. [...] Os aplausos não queriam parar.

Leia a íntegra em PDF
Supernova no céu escuro da dança
Esslinger Zeitung/ Alemanha
Por Angela Reinhardt
Maio, 2013
No Schlosspark, o público esfrega os olhos, ansioso, durante o Fórum de Ludwigsburg. Trata-se da mesma tensão diante do palco que havia sido trazida à Alemanha pelo Nederlands Dans Theater (NDT), pelo Aterballetto ou pela Companhia Nacional de Dança da Espanha nos anos 1980 e 1990. Todas essas grandes companhias do moderno balé europeu se tornaram um pouco cansativas ou redirecionaram completamente seu repertório. Nessa brecha, uma jovem trupe surgiu em São Paulo, a maior cidade do hemisfério sul, há apenas cinco anos. [...]

Leia a íntegra em PDF
Um jogo de corpos eletrizante
Fuldaer Zeitung/ Alemanha
Por Erika Dingeldey
Abril, 2013
Júbilo no Schlosstheater. Mais uma vez, um grupo de dança extraordinário entusiasma o público de balé de Fulda: a São Paulo Companhia de Dança, originária do Brasil, está fazendo turnê na Alemanha, trazendo um programa triplo para a Cidade do Barroco. Fundado em 2008, o jovem elenco, sob a direção artística de Inês Bogéa, já conquistou considerável renome internacional nesses poucos anos de existência [...]. A dança clássica e a moderna têm lugar no repertório da companhia. Trata-se de uma formação de balé fundamentada no princípio clássico, junto com um entusiasmo apaixonado que parece estar no sangue dos jovens brasileiros. Exatamente por essa mistura, o grupo, formado de 15 bailarinos, conquistou a plateia de Fulda na noite de sábado. As três peças eram internacionais e não poderiam ter sido mais bem selecionadas para demonstrar a capacidade de adaptação dos bailarinos. [...] o público de Fulda aplaudiu muito o jovem grupo que compõe a São Paulo Companhia de Dança.

Leia a íntegra em PDF
Esconde-Esconde!
Braunschweiger Zeitung/ Alemanha
Por Andreas Berger
Abril, 2013
[...] Uma salva de palmas, assovios e “bravos” para essa peça, que tem importância tão distinta e, ao mesmo tempo, se realiza pela agilidade impecável que é típica dos brasileiros.

Leia a íntegra em PDF
Documentários da São Paulo Companhia de Dança contam história inédita no país
Folha de São Paulo/ São Paulo-SP
Por Flávia Couto
Janeiro, 2013
Além de toda a rotina de trabalho comum a uma companhia, a SPCD (São Paulo Companhia de Dança) documenta essa arte no Brasil. Desde 2008, produz a série Figuras da Dança. Trata-se de um conjunto de documentários em que cada vídeo e cada livreto apresentam vida e carreira de um artista. [...] Depois de tanto ter aprendido sobre a trajetória da dança na Europa, ensinar sobre seus próprios criadores é uma tarefa apropriada para a SPCD, companhia oficial do Estado de São Paulo. [...]

Leia a íntegra em PDF
Melhor espetáculo de Dança de 2012: São Paulo Cia. de Dança - Bachiana nº1
Veja/ São Paulo - SP
Por Carolina Giovanelli
Junho, 2012
Em um ano de várias estreias, a companhia paulistana brilhou na montagem Bachiana n° 1, preparada especialmente para o elenco pelo coreógrafo mineiro Rodrigo Pederneiras, do aclamado Grupo Corpo. O espetáculo estreou em abril, no teatro do Sesc Vila Mariana. Embalado pela Bachiana Brasileira n° 1, de Villa-Lobos, contava com enérgicos movimentos em conjunto que casaram perfeitamente com a trilha. Um pas de deux bem executado mostrou sensibilidade ímpar.

Leia a íntegra em PDF
São Paulo Companhia de Dança
Volkskrant/ Holanda
Por Mirjam Van Der Linder
Fevereiro, 2012
E de repente, uma bailarina desliza para o palco a toda velocidade, como se tivesse sido disparada por uma catapulta. [...] As poses esculturais não têm nada a ver com beleza, há um poder terreno, animal e sensual. E muita autoconfiança. Essa é a São Paulo Companhia de Dança. Uma companhia jovem, de três anos do Brasil, pela primeira vez na Holanda. Algo desconhecido. E um presente neste caso.

Leia a íntegra em PDF
São Paulo companhia de Dança acerta o tempo da Osesp e é aplaudida por plateia cheia
Folha de São Paulo/ São Paulo-SP
Por Sidney Molina
Abril, 2011
[...] Cada trecho do balé foi aplaudido pela multidão. Ao juntar o espaço aberto da metrópole com o tempo da Osesp, a São Paulo Companhia de Dança mostrou que a Virada Cultural pode mesmo virar por alguns instantes –a cidade do avesso. [...]

Leia a íntegra em PDF
A dança nos trópicos e a São Paulo Companhia de Dança
La Danse/ França
Por Roland Clauzet
Abril, 2011
[...] Acreditamos poder comparar esse grupo [SPCD], igualmente à vontade no clássico e no moderno, aos bailarinos de Nanette Glushak no Capitole de Toulouse. A mesma tecnicidade, a mesma agilidade e elegância, o mesmo espírito de equipe. Em São Paulo, tive a oportunidade de assistir a uma sessão de trabalho sobre um balé contemporâneo, e sobressaía a facilidade de cada um para encontrar a expressão justa, exata, e executar movimentos emaranhados com estilo puro, preciso e vigoroso – Terpsícore, a musa da dança, velava ali! Podemos então concluir: vale a pena ver todas as experiências da dança contemporânea, mas acreditamos que, no Brasil como em todo lugar, é ótimo que existam tais companhias, constituindo proteção contra os exageros por serem capazes de trazê-los de volta à medida certa. Elas são conservatórios que asseguram à novidade seu melhor embasamento, dando-lhe a possibilidade de, um dia, tornar-se clássica.

Leia a íntegra em PDF
Um Milagre Brasileiro
Bravo! - São Paulo/SP
Por Peter Rosenwald
Setembro, 2010
São Paulo Companhia de Dança movimenta uma cena – a do balé –tradicionalmente morna no país. E se prepara para enfrentar plateias estrangeiras. Com apenas dois anos de existência, a São Paulo Companhia de Dança está no topo de qualquer lista com os melhores grupos da América Latina. Com uma rara combinação entre técnicas do balé clássico e da dança moderna, os 43 bailarinos – 42 brasileiros e uma argentina – de repente vêm criando um rebuliço em uma cena que, até há pouco tempo, era bem morna no país. Com exceção de nomes estrelados, como Grupo Corpo, Deborah Colker e Balé da Cidade de São Paulo, poucos são os que conseguem de fato atrair público. Pois, na recente história da São Paulo Companhia de Dança, ingressos esgotam-se para programas variados, que vão desde os abstratos e refinados Serenade e Theme and Variations, do russo George Balanchine, até o contemporâneo. Os Duplos, do goiano Maurício de Oliveira. [...]

Leia a íntegra em PDF
Primeira
Anterior
Página 6 de 7
Próxima
Última
São Paulo Companhia de Dança
Rua Três Rios 363  •  1º andar  •  Bom Retiro  •  São Paulo  •  SP  •  01123-001  •  Tel: +55 11 3224-1380
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 19h00 e Sábado, das 10h00 às 14h00

SPCD
Histórico
Direção Artística
Bailarinos
Audições
Expediente
PRODUÇÃO
Criações
Remontagens
Circulação de
Espetáculos
Programas de Sala
EDUCATIVO
Inscrições
Espetáculo
Gratuito
para Estudantes
e Terceira Idade
Palestra para
os Educadores
Oficinas de Dança
Seminário
Internacional
de Dança
Ateliê
Internacional
SPCD
Brincadeiras
de Dança
MEMÓRIA
Dança em Rede
Figuras da Dança
Dança em
Construção
Livro de Ensaios
Exposições
Fotográficas
COMUNICAÇÃO
Acessibilidade
comunicacional
Releases
Fotos para
download
Na mídia
Cadastro de
imprensa
ASSINATURAS
Seja um assinante
Temporada 2019
Temporada 2018
Temporada 2017
Temporada 2016
Temporada 2015
Temporada 2014
Temporada 2013
AGENDA
TRABALHE
CONOSCO
Vagas disponíveis
Compras
Contratações
Envie seu Currículo
PRÓ-DANÇA
Sobre o Pró-Dança
Conselheiros
e Diretoria
Estatuto
Relatórios
e Balanços
Capezio
Plie
Balletto
CBN
Transparência APD/SPCD
Ouvidoria da Sec. de Estado da Cultura
Portal Transparência Cultura
Contador Amigo