Secretaria de Cultura e Economia Criativa
bandeira Espanha bandeira Inglaterra
-A A+
WCAG2A-Conformance
São Paulo companhia de Dança Associação Prodança

COMUNICAÇÃO

Destaques na Mídia 11 Anos

A São Paulo Companhia de dança já realizou 949 espetáculos e performances, em 70 cidades do Estado de São Paulo e em 14 Estados do Brasil. Com um público superior a 720 pessoas que já prestigiaram a Companhia, em território nacional e internacional, a São Paulo Companhia de Dança acumulou 26 prêmios e indicações ao longo de seus 11 anos de existência.
Éduard Lock cria para a SPCD
O Estado de São Paulo/ São Paulo-SP
Por Maria Eugênia de Menezes
Abril, 2014
Uma coreografia de luzes. Assim se pode resumir a proposta de Édouard Lock, artista canadense que concebeu The Seasons. Criada sob encomenda para a São Paulo Companhia de Dança, a obra fará sua estreia mundial em Campinas, no próximo dia 26, traz as marcas que notabilizaram o coreógrafo: Os movimentos intensos e precisos. A transfiguração que opera no balé clássico. O uso intenso da luz, com centenas de mudanças para recortar os gestos dos bailarinos. [...] Lock cria seu primeiro trabalho no Brasil, mas já havia passado pelo país nos anos 1980 e 90 com a sua própria Cia., a afamada La La La Human Steps. [...] [Ele] já assinou obras para companhias, como a Nederlands Dans Theater e o Ballet de L Opéra de Paris. [...]

Leia a íntegra em PDF
Beleza e talento: estrelas do balé iluminaram a gala do Teatro do Lago
La Tercera/ Chile
Por Claudia Ramirez Hein
Março, 2014
Uma noite memorável foi vivida no sábado no Teatro do Lago. Dessas que reluzem com todas as suas letras, na qual o balé como protagonista que se revestiu de luminárias que fizeram brilhar um já radiante entardecer sulista. A noite respirou frescor e talento por todos os lados e deixou um halo de fantasia.[...] Foi uma performance de excelência, onde afloraram as virtudes dos bailarinos, magnetizaram cada peça e deram lições interpretativas que calaram profundamente. [...]

Leia a íntegra em PDF
São Paulo Companhia de Dança: Um balanço
La Danse/ França
Por Roland Clauzet
Fevereiro, 2014
Em apenas cinco anos de existência, a São Paulo Companhia de Dança produziu 27 ou 29 coreografias, fruto de um trabalho conduzido com sabedoria e cautela. Ontem mesmo, ela enfrentava com êxito o desafiador In the Middle, Somewhat Elevated, de Forsythe, que, sendo de certa forma o protótipo da integração bem-sucedida da dança clássica com a contemporânea, situa bem as possibilidades da companhia. Eles são pouco mais de 40 bailarinos, mas todos perfeitamente aptos a se dedicar com mestria a ambas as expressões. Hoje, pela primeira vez, a companhia incorpora um grande balé de ação em seu repertório, e não é pouca coisa: o Romeu e Julieta com música de Prokofiev. Essa nova produção é exemplar. Deve-se ao jovem coreógrafo [italiano] Giovanni Di Palma, que, me parece, é pouco conhecido na França, apesar de ter dançado na Ópera de Nice, no Ballet de Dresden e no de Leipzig. [...] Mas, desde já, devemos afirmar que, além da São Paulo Companhia de Dança, provavelmente não existe alguma no Brasil que seja melhor vitrine da dança clássica e, ao mesmo tempo, da dança contemporânea. Nunca será demais afirmar o mérito digno de admiração de Inês Bogéa, a diretora, que guia suas trupes com mão firme e constrói para elas um repertório particularmente rico e judicioso. Esse resultado brilhante, obtido em cinco anos, é particularmente admirável, vindo dessa mulher pequenina, de aparência tão frágil que a veríamos, mais facilmente, dançando o papel de Giselle.

Leia a íntegra em PDF
São Paulo Companhia de Dança - Sucesso de público
Haaretz/ Israel
Por Gabi Eldor
Fevereiro, 2014
[...] A São Paulo Companhia de Dança se apresenta na programação de dança do Pavilhão das Artes Cênicas, em Hertzliya [na Grande Tel Aviv] [...] Bailarinos bonitos, técnica excepcional, música renomada e programação diversificada. Sucesso de público. [...]

Leia a íntegra em PDF
Dança clássica e elegante
Tanznetz.de/ Alemanha
Por Volkmar Draeger
Janeiro, 2014
[...] Com uma versão clássica e bem conduzida, Giovanni Di Palma apresenta os benefícios da dança rigorosa resumida às ações essenciais. Registre-se o fato de que alguns pontos poderiam ser mais explícitos. No entanto, um coreógrafo merece muita consideração se escolhe para primeiro balé narrativo uma intrigante história internacional com várias releituras como Romeu e Julieta e ainda oferece interpretação coerente. Nossos cumprimentos aos jovens bailarinos, especialmente à delicada e tão segura Aline Campos como Julieta, ao elegante Nielson Souza como Romeu, a Diego de Paula como o intenso Mercúcio, a Geivison Moreira como o enérgico Teobaldo. Até mesmo Páris, muitas vezes caracterizado como aristocrata pouco atraente, é igualmente importante, assim como todos os outros bailarinos: magros, de pernas longas, bem preparados – uma verdadeira festa para os olhos.

Leia a íntegra em PDF
Um modelo de dança equilibrado em três eixos
Diário do Nordeste/ Fortaleza-CE
Por Mayara de Araújo
Janeiro, 2014
[...] Inaugurada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um exemplo de grupo de arte concretamente dedicado a três eixos: produção artística, formação e manutenção da memória. Com 99 funcionários, dos quais 45 bailarinos, a SPCD impressiona pelos números, não apenas de concepção artística (29 coreografias, 390 apresentações, público superior a 340 mil pessoas), mas também de produtos de formação e de fomento: em cinco anos, já foram lançados 26 documentários da série Figuras da Dança, seis documentários Canteiro de Obras, cinco filmes para educadores e cinco livros de ensaios.

Leia a íntegra em PDF
Ensaio sobre o equilíbrio
A Notícia/ São Paulo-SP
Por Bianca Bittelbrunn, editado por Cláudia Morriesen
Janeiro, 2014
O universo da arte é imenso, e suas possibilidades, infinitas. A São Paulo Companhia de Dança conseguiu extrair o domínio sobre esse cenário e lança hoje a quinta edição de seu livro anual de ensaios, agora com o título Jogo de Corpo – Ensaios sobre a São Paulo Companhia de Dança, em uma iniciativa que, junto à série Figuras da Dança e ao documentário Canteiro de Obras, transformou a trajetória da companhia e da dança brasileira em patrimônio cultural. [...]

Leia a íntegra em PDF
Dança que deslumbra com sua riqueza de movimentos
El Observador/ Uruguai
Por Fernanda Muslera
Setembro, 2013
A São Paulo Companhia de Dança não só entrou com o pé direito na sua primeira visita ao Uruguai, mas também o fez com três coreografias desafiadoras que demonstraram o excelente nível de seus bailarinos. O que é notável, também, é que a companhia criada pelo Governo do Estado de São Paulo e dirigida por Inês Bogéa conseguiu em apenas cinco anos de existência executar fluentemente três obras que, embora muito diferentes umas das outras, compartilham a singularidade de exigir grande musicalidade, velocidade e plasticidade de movimentos. [...]

Leia a íntegra em PDF
Grupo paulista de dança de primeiro nível visitou o Uruguai
El País/ Uruguai
Por Carlos Reyes
Setembro, 2013
[...] Um pouco como faz o Balé Nacional do Sodré com suas Galas, o grupo visitante brindou um programa triplo, que deu a possibilidade de se ver três coreografias bem diferentes, exibindo assim distintos modos de encarar técnicas, estilos e soluções cênicas. [...] [...] Outro aspecto fundamental: a qualidade dos bailarinos e o estado físico dos mesmos. Fiéis a melhor tradição paulista, os numerosos intérpretes possuem corpos privilegiados, belíssimos, e que manejam a técnica com grande precisão. O espetáculo [...] correu muito bem, solidamente apoiado pelas luzes e pela música. O público, bastante numeroso, (pelo menos na apresentação de quarta-feira), o aplaudiu com força, deixando evidente que esta primeira visita da companhia paulista foi um feliz acontecimento, que seria bom que se repetisse mais adiante. [...]

Leia a íntegra em PDF
Menina dos Olhos
Time Out/ São Paulo-SP
Por Evelin Fomin
Maio, 2013
Sejamos bem honestos. É muito raro, é raríssimo, eu diria, apreciar iniciativas que venham do governo. Ou melhor: não olhar com desconfiança para uma ideia que parte do Estado é uma opção inexistente para nós como população brasileira. Mas, ao falarmos sobre a São Paulo Companhia de Dança (SPCD), sem que se entre em polêmicas sobre suas origens, aparece diante dos nossos olhos a mais bela das exceções. [...] A temporada montada pela SPCD tem, a cada estreia, a encenação de uma coreografia inédita. Assim você não deixa de apreciar um espetáculo já consolidado da companhia e tem a oportunidade de tirar suas próprias conclusões sobre o trabalho desenvolvido desde 2008. Se depender da crítica, vai de vento em popa.

Leia a íntegra em PDF
Primeira
Anterior
Página 5 de 7
Próxima
Última
São Paulo Companhia de Dança
Rua Três Rios 363  •  1º andar  •  Bom Retiro  •  São Paulo  •  SP  •  01123-001  •  Tel: +55 11 3224-1380
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 19h00 e Sábado, das 10h00 às 14h00

SPCD
Histórico
Direção Artística
Bailarinos
Audições
Expediente
PRODUÇÃO
Criações
Remontagens
Circulação de
Espetáculos
Programas de Sala
EDUCATIVO
Inscrições
Espetáculo
Gratuito
para Estudantes
e Terceira Idade
Palestra para
os Educadores
Oficinas de Dança
Seminário
Internacional
de Dança
Ateliê
Internacional
SPCD
Brincadeiras
de Dança
MEMÓRIA
Dança em Rede
Figuras da Dança
Dança em
Construção
Livro de Ensaios
Exposições
Fotográficas
COMUNICAÇÃO
Acessibilidade
comunicacional
Releases
Fotos para
download
Na mídia
Cadastro de
imprensa
ASSINATURAS
Seja um assinante
Temporada 2019
Temporada 2018
Temporada 2017
Temporada 2016
Temporada 2015
Temporada 2014
Temporada 2013
AGENDA
TRABALHE
CONOSCO
Vagas disponíveis
Compras
Contratações
Envie seu Currículo
PRÓ-DANÇA
Sobre o Pró-Dança
Conselheiros
e Diretoria
Estatuto
Relatórios
e Balanços
Capezio
Plie
Balletto
CBN
Transparência APD/SPCD
Ouvidoria da Sec. de Estado da Cultura
Portal Transparência Cultura
Contador Amigo