Secretaria de Cultura e Economia Criativa
bandeira Espanha bandeira Inglaterra
-A A+
WCAG2A-Conformance
São Paulo companhia de Dança Associação Prodança

COMUNICAÇÃO

Destaques na Mídia 11 Anos

A São Paulo Companhia de dança já realizou 949 espetáculos e performances, em 70 cidades do Estado de São Paulo e em 14 Estados do Brasil. Com um público superior a 720 pessoas que já prestigiaram a Companhia, em território nacional e internacional, a São Paulo Companhia de Dança acumulou 26 prêmios e indicações ao longo de seus 11 anos de existência.
Integração entre bailarinos e obras de arte na exposição Museu Dançante humaniza espaço museológico
Revista IstoÉ/ São Paulo - SP
Por Paula Azulgaray
Abril, 2015
Se fosse um corpo humano, a exposição Museu Dançante teria dois pulmões. Eles seriam a Bolha Vermelha (1968), de Marcelo Nitsche, e Templo (2000), de Franklin Cassaro, ambas obras infláveis, que se apresentam ora plenas de ar, ora esvaziadas. [...] Mas a força vital do Museu Dançante está no corpo de baile da São Paulo Companhia de Dança (SPCD), que interage com cada uma dessas obras em duas coreografias especialmente compostas para o projeto. Com curadoria de Felipe Chaimovich e Inês Bogéa, diretora da SPCD, o projeto coloca em diálogo as obras do acervo do MAM e os bailarinos da companhia. [...] Estáticas ou cinéticas, as obras são sempre disparadoras do movimento dos visitantes – sejam eles bailarinos profissionais ou amadores. [...] Este jogo de interações faz de Museu Dançante um experimento novo e corajoso [...]

Leia a íntegra em PDF
Água, cores, luz e atmosferas cintilantes
Leverkusen er Anzeiger/ Alemanha
Por Jan Sting
Abril, 2015
O mais aclamado grupo de dança do Brasil, a São Paulo Companhia de Dança, entusiasmou o Forum Leverkusen. Foram coreografias brilhantes que a Companhia apresentou à plateia entusiasmada de todas as idades – havia também público profissional no grande salão. Afinal, a Bayer Kultur havia convidado a mais renomada Companhia Brasileira Contemporânea, que existe há apenas 7 anos.

Leia a íntegra em PDF
Um grupo de dança de alta musicalidade
Bonner Rundschau/ Alemanha
Por H.D Terschüren
Fevereiro, 2015
Foi uma sinfonia do corpo a apresentação da São Paulo Companhia de Dança no palco da Ópera de Bonn. O grupo é inspirado e dotado de uma grande musicalidade. Se engana quem subestima a companhia de São Paulo pelo seu pouco tempo de existência, pensando que por isso lhe faltaria internacionalidade. Ao contrário, sua conexão direta com a dança mundial é inclusive um de seus maiores trunfos.

Leia a íntegra em PDF
Do jogo de esconde ao ritual de transe
Rheinische Post/ Alemanha
Por Monika Klein
Fevereiro, 2015
Três peças de dança mostraram três facetas bem diferentes de um requintado e ainda jovem grupo de dança. A São Paulo Companhia de Dança, fundada em 2008, foi a convidada da Cultura Baviera nesta semana, sendo aclamada entusiasticamente pela plateia na sala do foro, inteiramente lotada. No entanto, a peça final, seguida de prolongado aplauso, foi, em comparação com a primeira parte, a que apresentou coreografias mais atuais (...) Nesta nova apresentação da coreografia In the Middle, Sommewhat Elevated de William Forsythe do ano de 1987, fascinou, acima de tudo, o impecável emprego da técnica dos nove dançarinos envolvidos. (...) Depois deste impulso de energia, seguiu a coreografia suave e fluida de Gnawa, de Nacho Duato, que expôs o lado gracioso da companhia brasileira que, aliás, chegou rapidamente até o topo do cenário de dança latino-americano. […]

Leia a íntegra em PDF
Feliz Leverkusen
Tanznetz/ Alemanha
Por Günter Pick
Fevereiro, 2015
Desta série foi vista a Companhia de Dança de São Paulo, que poderia também ser chamada de NDT brasileira. Não só porque todos os coreógrafos do programa também trabalharam para a NDT, mas porque os dançarinos dançam no mesmo nível elevado. Billy Forsythe não escreveu a sua obra prima In the Middle, Somewhat Elevated, que a Companhia mostrou durante a sua apresentação, nem para o seu grupo de dança de Frankfurt, nem para a NDT, mas para os artistas do balé da Ópera de Paris. No entanto, São Paulo não tem do que se envergonhar e se houvesse um campeonato de grupos de dançarinos (Deus nos livre de algo desse tipo), eles poderiam ocupar seu lugar no pódio como grupo puramente brasileiro.

Leia a íntegra em PDF
Uma Dança cheia de contrastes
Suedkurir/ Alemanha
Por Claudia Wörner
Janeiro, 2015
A São Paulo Companhia de Dança promoveu no sábado passado na sala lotada da casa Conde de Zeppelin, em Friedrichshafen, uma noite de dança de alto gabarito. O público agradeceu com exclamações de entusiasmo e com aplausos sem fim aos dançarinos brasileiros, que o levaram para um mundo de graça, força, estética e poesia. [...] Depois desta noite, entende-se porque a Companhia de Dança de São Paulo, sob a direção artística de Inês Bogéa, conquistou dentro de curtíssimo espaço de tempo um lugar especial no mundo da dança internacional.

Leia a íntegra em PDF
Ritmo Brasileiro sem Samba
Trioler Tageszeitung/ Áustria
Por Christiane Fasching
Julho, 2014
[...] A curta apresentação do excepcional elenco brasileiro ocorreu em dois espetáculos no Festival Tanzsommer (domingo e segunda), sob a direção de Inês Bogéa, e a companhia deu uma ideia de suas competências, não deixando nenhuma emoção de fora. Mostrou não apenas gracejo e doçura, mas também absoluta sensualidade. [...]

Leia a íntegra em PDF
Com chapéu-coco, charme e cerejas douradas
Opernetz.De
Por Jasmina Schebesta
Julho, 2014
Como último espetáculo de dança da temporada, com a percepção reveladora de que, “no Brasil, a febre do futebol se calou”, a programação da Ópera de Colônia oferece aquela que é hoje a companhia de dança mais renomada do Brasil. [...] Nas três obras, viu-se alto desempenho. A velocidade da execução é tal qual no campo de futebol: os jogadores correm atrás da bola em velocidade incrivelmente alta. Não é fácil para quem ainda ouve pedirem bis. Compreende-se que as peças de balé sejam tão curtas, não havendo acréscimo. Adeus, São Paulo Companhia de Dança – e obrigada!

Leia a íntegra em PDF
Primeiro balé romântico, La Sylphide retorna aos palcos
Folha de São Paulo/ São Paulo-SP
Por Iara Biderman
Junho, 2014
A São Paulo Companhia de Dança estreará a temporada 2014 um dia antes da abertura da Copa apostando na força de um grande clássico. [...] La Sylphide, obra do século XIX escolhida para abrir as apresentações em São Paulo, é considerado o primeiro grande balé romântico. É também a primeira coreografia feita para sapatilhas de ponta e a que inaugurou o uso do tutu, a saia de tule branco que virou símbolo da bailarina clássica. [...] No ano passado, a companhia teve um outro clássico, Romeu e Julieta, um dos maiores sucessos de sua trajetória, com todas as sessões lotadas. A temporada de 2014 começa com mais um recorde: o número de assinaturas para a programação completa passou de 433 em 2013 para 783 neste ano. [...]

Leia a íntegra em PDF
Um jogo brasileiro de emoções
Corriere Dell Alto Adige/ Itália
Por L.M.
Abril, 2014
Abertura efervescente, a da 30ª edição do Festival de Dança de Bolzano [Itália]. Noite passada, a São Paulo Companhia de Dança, dirigida por Inês Bogéa, esteve pela primeira vez na Itália para o início oficial do festival. Ela não frustrou as expectativas e deixou em Bolzano um cartão de visitas de grande respeito. No programa, três coreografias muito distintas entre si, interpretadas com extraordinário talento e frescor pelos bailarinos da jovem e prestigiosa companhia brasileira. [...] Para finalizar, os artistas exercitaram-se num clássico da dança contemporânea, mostrando em In the Middle, Somewhat Elevated, de Forsythe, não só a técnica requerida, mas também grande personalidade.

Leia a íntegra em PDF
Primeira
Anterior
Página 4 de 7
Próxima
Última
São Paulo Companhia de Dança
Rua Três Rios 363  •  1º andar  •  Bom Retiro  •  São Paulo  •  SP  •  01123-001  •  Tel: +55 11 3224-1380
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 19h00 e Sábado, das 10h00 às 14h00

SPCD
Histórico
Direção Artística
Bailarinos
Audições
Expediente
PRODUÇÃO
Criações
Remontagens
Circulação de
Espetáculos
Programas de Sala
EDUCATIVO
Inscrições
Espetáculo
Gratuito
para Estudantes
e Terceira Idade
Palestra para
os Educadores
Oficinas de Dança
Seminário
Internacional
de Dança
Ateliê
Internacional
SPCD
Brincadeiras
de Dança
MEMÓRIA
Dança em Rede
Figuras da Dança
Dança em
Construção
Livro de Ensaios
Exposições
Fotográficas
COMUNICAÇÃO
Acessibilidade
comunicacional
Releases
Fotos para
download
Na mídia
Cadastro de
imprensa
ASSINATURAS
Seja um assinante
Temporada 2019
Temporada 2018
Temporada 2017
Temporada 2016
Temporada 2015
Temporada 2014
Temporada 2013
AGENDA
TRABALHE
CONOSCO
Vagas disponíveis
Compras
Contratações
Envie seu Currículo
PRÓ-DANÇA
Sobre o Pró-Dança
Conselheiros
e Diretoria
Estatuto
Relatórios
e Balanços
Capezio
Plie
Balletto
CBN
Transparência APD/SPCD
Ouvidoria da Sec. de Estado da Cultura
Portal Transparência Cultura
Contador Amigo