Secretaria da Cultura
bandeira Espanha bandeira Inglaterra
-A A+
WCAG2A-Conformance
São Paulo companhia de Dança Associação Prodança

MEMÓRIA

Livros de Ensaio

Ao longo dos anos, a São Paulo Companhia de Dança lançou seis livros de ensaio com textos escritos por artistas de diferentes áreas para pensar e refletir sobre a arte da dança e suas vertentes, lançando também um olhar para SPCD. Além dos textos, as publicações possuem uma série de imagens assinadas por fotógrafos que passaram pela Companhia. Entre os livros publicados, estão Primeira Estação (2009), Sala de Ensaio (2010), Terceiro Sinal (2011), Em Cena (2012), Jogo de Corpo (2013) e Passado-Futuro (2014), organizados por Inês Bogéa. Mais informações: memoria@spcd.com.br.
Passado Futuro

Passado-Futuro (2014)

Passado-Futuro - textos e fotos sobre a São Paulo Companhia de Dança (Ed. Martins Fontes), é o sexto livro da SPCD organizado por Inês Bogéa, com textos de Marcela Benvegnu, Roland Clauzet, Felipe Chaimovich, Cacá Machado, Peter J. Rosenwald, Amanda Queirós e Rodrigo Lacerda. A obra ainda conta com um ensaio fotográfico de André Porto, registrando os bailarinos da SPCD em instantes inspirados em imagens marcantes do futebol brasileiro; e o capítulo Olhares, uma seleção de críticas e ensaios de 2014 sobre a SPCD.
jogo de corpo

Jogo de Corpo (2013)

Ensaios Sobre a São Paulo Companhia de Dança (Ed. Martins Fontes), quinto livro de ensaio da SPCD, organizado por Inês Bogéa, reúne em textos e imagens o olhar de diferentes autores para a dança. Nesta publicação, Lucia Santaella, Nelson Ascher, Paulo Caldas, Evaldo Mocarzel, Kathya Godói, Maria Eugênia de Menezes e Inês Bogéa assinam os textos. O livro conta ainda com um ensaio fotográfico de Marcelo Maragni, fotos das obras que estrearam em 2013, e um compilado de olhares de jornalistas que ao longo destes seis anos publicaram críticas e ensaios sobre a SPCD.
em cena

Em Cena (2012)

Em Cena – Ensaios Sobre a São Paulo Companhia de Dança (Ed. Martins Fontes), quarto livro de ensaio da Companhia, organizado por Inês Bogéa, dá continuidade ao projeto iniciado em 2008, ano de criação da SPCD, que "ao final de cada ciclo de trabalho lança uma publicação no qual debate a estrutura de seu corpo e reflete movimentos, obras e suas atividades", conforme afirmam Rodrigo Vilella e Dolores Prades, editores da publicação. Os autores dos ensaios são: Inês Bogéa, Marcio Junji Sono, Ernesto Gadelha, Arnaldo Siqueira, Ana Terra, Arnaldo Alvarenga, Jerusa Pires Ferreira. O livro conta ainda com ensaios fotográficos das obras que estrearam em 2012 e também das coreografias presentes no repertório da SPCD.
terceiro sinal

Terceiro Sinal (2011)

Terceiro Sinal – Ensaios Sobre a São Paulo Companhia de Dança é o terceiro livro de ensaio da Companhia organizado por Inês Bogéa. A publicação foi escrita de uma perspectiva ampla, por autores de diferentes áreas culturais (Alcino Leite Neto, Eliana Caminada, Inês Bogéa (org.), Noemi Jaffé, Marcela Benvegnu, Sidney Molina, Alberto Martins, Sayonara Pereira e Daniel Galera) e conta com apresentação de Andrea Matarazzo (Secretário de Estado da Cultura de São Paulo). A edição tem fotos de João Caldas, Wilian Aguiar, Silvia Machado, Alceu Bett e Tom Lisboa, que nos últimos anos fizeram registros fotográficos das obras da Companhia. São nove textos e quatro perfis de coreógrafos (Jirí Kylián, George Balanchine, Maurício de Oliveira e Marie Chouinard). O livro é pensado para o público em geral, mas deve ser uma contribuição significativa também na área de dança.
sala de ensaio

Sala de Ensaio (2010)

“Para a dança, a sala de ensaio é o lugar das descobertas, dos encontros, dos acertos, das falhas; um espaço em branco, preenchido diariamente com movimentos e ideias”, reflete Inês Bogéa, organizadora do livro Sala de Ensaio - Textos sobre a São Paulo Companhia de Dança, cujo título remete a este espaço em sentido amplo. Os textos de Antonio Prata, Manuel da Costa Pinto, Sandra Meyer, Francisco Bosco, Márcia Strazzacappa, Flávia Fontes Oliveira, Fabrício Corsaletti, Agnaldo Farias e da própria organizadora, além dos desenhos do cartunista Caco Galhardo revelam as particularidades da dança e da São Paulo Companhia de Dança e, ao mesmo tempo, abordam aspectos universais da arte da dança por olhares distintos. Os autores convidados passaram um ano, acompanhando o trabalho e o cotidiano da São Paulo Companhia de Dança, com o intuito de ampliar a reflexão sobre essa arte.
Primeira estação

Primeira Estação (2009)

No intuito de ampliar o espaço de reflexão na área da dança, Primeira Estação - Ensaios sobre a São Paulo Companhia de Dança é uma coletânea de artigos organizada por Inês Bogéa com textos de Beatriz Cerbino, Ciane Fernandes, Iracity Cardoso, José Possi Neto, Lilia Moritz Schwarcz, Marcelo Coelho, Modesto Carone, Roberto Gambini, Vadim Nikitin e da organizadora, com fotografias de João Caldas e Jurandir Müller. Os ensaios do livro ao mesmo tempo refletem sobre particularidades da arte da São Paulo Companhia de Dança e sobre aspectos universais da arte da dança. A publicação se abre a múltiplas abordagens com textos de especialistas de dança, antropologia, história, jornalismo, teatro, psicanálise, música e literatura.
São Paulo Companhia de Dança: Rua Três Rios 363  •  1º andar  •  Bom Retiro  •  São Paulo  •  SP  •  01123-001  •  Tel: +55 11 3224-1380

SPCD
Histórico
Direção Artística
Bailarinos
Audições
Expediente
PRODUÇÃO
Criações
Remontagens
Circulação de
Espetáculos
Programas de Sala
EDUCATIVO
Inscrições
Espetáculo
Gratuito
para Estudantes
e Terceira Idade
Palestra para
os Educadores
Oficinas de Dança
Seminário
Internacional
de Dança
Ateliê
Internacional
SPCD
Brincadeiras
de Dança
MEMÓRIA
Dança em Rede
Figuras da Dança
Dança em
Construção
Livro de Ensaios
Exposições
Fotográficas
COMUNICAÇÃO
Acessibilidade
comunicacional
Releases
Fotos para
download
Na mídia
Cadastro de
imprensa
ASSINATURAS
Seja um assinante
Temporada 2015
Temporada 2014
Temporada 2013
AGENDA
TRABALHE
CONOSCO
Vagas disponíveis
Compras
Contratações
Envie seu Currículo
PRÓ-DANÇA
Sobre o Pró-Dança
Conselheiros
e Diretoria
Estatuto
Relatórios
e Balanços
Trip Advisor
Ouvidoria da Sec. de Estado da Cultura
Para falar com a Ouvidoria clique aquiOuvidoria da
Sec. de Estado da Cultura

Telefone: (11) 2627 -8054
Portal Transparência Cultura
www.transparenciacultura.sp.gov.br
Contador Amigo