bandeira Espanha bandeira Inglaterra
São Paulo companhia de Dança Associação Prodança

SPCD

Histórico

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança é dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo apresenta espetáculos no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior. Desde sua criação já foi assistida por um público superior a 732 mil pessoas em 17 diferentes países, passando por aproximadamente 142 cidades, em mais de 960 apresentações.
Indigo Rose (1998) Imagem 2 Mamihlapinatapai
Imagem 4 Gnawa Grand Pas de Deux de Dom Quixote
In the Middle, Somewhat Elevated Petite Mort La Sylphide (2014)

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 732 mil pessoas em 17 diferentes países (como Argentina, Áustria, Canadá, Chile, Colômbia, França, Alemanha, Israel, Itália, Paraguai, Suíça, Estados Unidos da América e México), passando por mais 142 cidades em cerca de 960 apresentações. Desde sua criação, a Companhia já acumulou mais de 30 prêmios e indicações nacionais e internacionais.

Desde sua criação, a Companhia produziu mais de 65 coreografias*, entre trabalhos criados especialmente para a SPCD por importantes nomes da dança internacional como Édouard Lock, Richard Siegal e Marco Goecke, e coreógrafos brasileiros como Rodrigo Pederneiras, Henrique Rodovalho e Jomar Mesquita; e também remontagens de obras de  Jirí Kylián, William Forsythe, George Balanchine, Nijinska, Nacho Duato, entre outros.

Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.

Os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia, vem do movimento da Companhia por cada cidade por onde ela se apresenta. Na Palestra de Dança temos a oportunidade de diálogo sobre os bastidores desta arte, nas Oficinas de Dança a proposta é promover um encontro para os participantes vivenciarem o cotidiano dos bailarinos da São Paulo Companhia de Dança, nos Espetáculos Gratuitos Para Estudantes e Terceira Idade a proposta é ver, ouvir e perceber o mundo através desta arte, e por meio do Dança em Rede, uma enciclopédia online e colaborativa disponível no site da Companhia, mapeamos a dança de cada cidade por onde a São Paulo passa.

A dança tem muitas histórias e, para revelar um pouco delas, a Companhia criou uma série de documentários titulada Figuras da Dança, que leva ao público essa arte contada por quem a viveu e pode ser vista nos canais Arte 1, Canal Curta!, TV Cultura, Multicultura, Univesp TV e no Youtube. A série conta hoje com 35 episódios. A São Paulo Companhia de Dança também publicou sete livros de ensaios, além de documentários para professores e outros que registram os bastidores da sua ação.

* Entre as criações, figuram as obras: A Morte do Cisne, de Lars Van Cauwenbergh; Mamihlapinatapai e Ngali... de Jomar Mesquita, com colaboração de Rodrigo de Castro; The Seasons e Trick Cell Play, de Édouard Lock; Odisseia, de Jöelle Bouvier; O Lago dos CisnesII Ato de O Lago dos CisnesGrand Pas de Deux de O Cisne NegroLe Spectre de La Rose e La Sylphide, de Mario Galizzi; GEN e Agora, de Cassi Abranches; O Sonho de Dom Quixote, de Márcia Haydée; Pivô, de Fabiano Lima; Balé Pulcinella e Romeu e Julieta, de Giovanni Di Palma; Suíte Raymonda, de Guivalde de Almeida; Instante, de Lucas Limas; Melhor Único Dia e Inquieto, de Henrique Rodovalho; Petrichor, de Thiago Bordin; Bernstein 100, de Erika Novachi e Edson Guiu; Peekaboo, de Marco Goecke; Polígono, de Alessio Silvestrin; Ballo, de Ricardo Scheir; Entreato, de Paulo Caldas; Passanoite, de Daniela Cardim; Os Duplos, de Maurício de Oliveira; Bachiana nº1, de Rodrigo Pederneiras; Pormenores, de Alex Neoral; Azougue, de Rui Moreira; Utopia ou O Lugar que Não Existe, de Luiz Fernando Bongiovanni; Vadiando, de Ana Vitória; Bingo!, de Rafael Gomes; CoreogravityCéu Cinzento e Primavera Fria, de Clébio Oliveira; Litoral, de Mauricio Wainrot; Epiderme, de Binho Pacheco; Six Odd Pearls, de Richard Siegal; Schumann ou os Amores do Poeta, de Cassi Abranches e Milton Coatti; Mira, de Milton Coatti; Sonho de Valsa, de Rafael Gomes.
Entre as obras canônicas da dança, figuram: Les Noces, de Bronislava Nijinska; Tchaikovsky Pas de Deux , Theme and Variations e Serenade, de George Balanchine; Prélude à l' après-midi d'un Faune, de Marie Chouinard; Sechs Tänze,Petite Mort, Indigo Rose e 14’20’’, de Jirí Kylián; Legend, de John Cranko; Supernova e Pássaro de Fogo, de Marco Goecke; Ballet 101, de Eric Gauthier; Por Vos Muero e Gnawa, de Nacho Duato; Grand Pas de Deux de O Quebra-Nozes, de Marius Petipa e Lev Ivanov; Grand Pas de Deux de Dom Quixote, de Marius Petipa; In the Middle, Somewhat Elevated e Workwithinwork, de William Forsythe; Grand Pas de Deux de O Corsário, de Marius Petipa (tirar isso aqui); Suíte para Dois Pianos, de Uwe Scholz; Fada do Amor e Carmen, de Márcia Haydée; O Talismã Pas de Deux, de Pablo Aharonian.
São Paulo Companhia de Dança
Rua Três Rios 363  •  1º andar  •  Bom Retiro  •  São Paulo  •  SP  •  01123-001  •  Tel: +55 11 3224-1380
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 19h00 e Sábado, das 10h00 às 14h00

SPCD
Histórico
Direção Artística
Bailarinos
Audições
Expediente
Programa Sala
Compartilhada
PRODUÇÃO
Criações
Remontagens
Circulação de
Espetáculos
Programas de Sala
EDUCATIVO
Inscrições
Espetáculo
Gratuito
para Estudantes
e Terceira Idade
Palestras de Dança
Oficinas de Dança
Seminário
Internacional
de Dança
Ateliê
Internacional
SPCD
Brincadeiras
de Dança
MEMÓRIA
Dança em Rede
Figuras da Dança
Dança em
Construção
Livro de Ensaios
Exposições
Fotográficas
COMUNICAÇÃO
Acessibilidade
comunicacional
Releases
Fotos para
download
Destaque
nas Mídias
11 anos
Cadastro de
imprensa
ASSINATURAS
Temporada 2020
Temporada 2019
Temporada 2018
Temporada 2017
Temporada 2016
Temporada 2015
Temporada 2014
Temporada 2013
AGENDA
TRABALHE
CONOSCO
Vagas disponíveis
Compras
Contratações
Envie seu Currículo
Manual de RH
Plano de Cargos
e Salários
PRÓ-DANÇA
Sobre o Pró-Dança
Conselheiros
e Diretoria
Estatuto
Código de Ética
Relatórios,
Balanços
e Contrato
de Gestão
Compras
Contratações
Relação anual
de prestadores
de serviços
/Contratos
Manual de RH
Plano de Cargos
e Salários
Perguntas
Frequentes
Capezio
Plie
Balletto
CBN
Contador Amigo