Secretaria da Cultura

go!
Cadastro para Jornalistas
Nome:
Email:
Veículo:
Função:
Endereço:
Cidade: Estado: Cep:
Telefone:
Cadastro para Jornalistas


Solicitação de cadastro enviada com sucesso!
Em breve faremos contato.
E-mail:
Senha:
Dança em rede
O que é
Dança em Rede?
Uma enciclopédia colaborativa online da dança, que busca conhecer e divulgar a dança do Brasil. Os visitantes podem escrever e editar verbetes com fotos, textos, links para sites de compartilhamentos de vídeos e publicações, em diversas categorias: grupos, escolas, profissionais da dança, companhias, e outros. O Dança em Rede apresenta textos informativos sobre a dança do Brasil e exterior, com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso à esta arte.
Seja um colaborador
A plataforma é aberta a todos os interessados. Você pode participar incluindo ou completando verbetes existentes. Para isso, basta se cadastrar gratuitamente em nosso sistema.
Verbete do dia
Núcleo Experimental BRP
Categoria: Grupos de dança
Ano de criação: 2007
Cidade: São José do Rio Preto - São Paulo (Brasil)
História
O Núcleo Experimental BRP é uma companhia de dança contemporânea, fundada no ano de 2007, por alunos que se destacaram em projetos desenvolvidos pelo Balé de Rio Preto, tanto na Escola Municipal de Artes, Espaço Ballet da Cidade como em escolas da periferia da cidade. O grupo faz parte da Associação do Ballet da Cidade de São José do Rio Preto, como um grupo de pesquisa, e estreou seu primeiro trabalho “Vozes” inspirado na escritora Dinorath do Valle no ano de 2007, tendo sido contemplado com o Programa Nelson Seixas. Em 2010 passa por uma reformulação abrindo seleção dentro dos Núcleos Municipais de Arte em uma parceria com a Prefeitura de Rio Preto onde são selecionados 15 bailarinos que passam a compor o quadro de bailarinos do grupo em um trabalho de excelência.
Em Março 2011 estréia uma suíte do espetáculo Patética Simplicidade, inspirado na obra de Adoniran Barbosa no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, apresentando depois no Fórum da Dança em São José do Rio Preto e Votuporanga; e também no Sindicato do Comércio Varejista em evento para os contabilistas de Rio Preto. Em 2012 é terminada a montagem completa passando o espetáculo a ter 50 minutos de duração com sete bailarinos . Apresentou no dia 10 de março de 2012 na cidade de Uberlândia - Teatro Rondon Pacheco e logo depois no dia 18 de março de 2012 dentro da programação de aniversário da cidade de São José do Rio Preto no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto.
Foi selecionado pelo edital do Sesi - Rio Preto apresentando no dia 09 e 10 de junho de 2012 também selecionado pelo edital do Sesi - Araçatuba apresentando dia 06 setembro de 2012.
Este grupo foi classificado em 2011 para 4 grandes festivais de dança que são 14º Festival Nacional de dança de Ribeirão Preto, recebendo mensão honrosa, 1º lugar no 19º Passo de Arte de Indaiatuba, 1º no Festival de Dança de Catanduva e Classificado no Festival Internacional de Dança de Joinville dentro do Palco Aberto. Foi vencedor da Fase Municipal do Mapa Cultural Paulista.
 
Principais trabalhos
Vozes (2007)
Patética Simplicidade (2011)
Links:
Site:
www.balederiopreto.com.br
YouTube:
Clip do espetáculo Patética Simplicidade: http://www.youtube.com/watch?v=BNCb7rIndIg
 
(por Carolina Romano de  Andrade | Pesquisa SPCD)

Espetáculo Patética Simplicidade
Foto: Rui Barbosa Jr.

Espetáculo Patética Simplicidade
Foto: Rui Barbosa Jr.

Espetáculo Patética Simplicidade
Foto: Rui Barbosa Jr.
Rua Três Rios 363 | 1º andar| Bom Retiro
São Paulo | SP | CEP 01123-001
Tel: +55 11 3224-1380

Website desenvolvido por VAD