Secretaria da Cultura

go!
Cadastro para Jornalistas
Nome:
Email:
Veículo:
Função:
Endereço:
Cidade: Estado: Cep:
Telefone:
Cadastro para Jornalistas


Solicitação de cadastro enviada com sucesso!
Em breve faremos contato.
E-mail:
Senha:
Dança em rede
O que é
Dança em Rede?
Uma enciclopédia colaborativa online da dança, que busca conhecer e divulgar a dança do Brasil. Os visitantes podem escrever e editar verbetes com fotos, textos, links para sites de compartilhamentos de vídeos e publicações, em diversas categorias: grupos, escolas, profissionais da dança, companhias, e outros. O Dança em Rede apresenta textos informativos sobre a dança do Brasil e exterior, com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso à esta arte.
Seja um colaborador
A plataforma é aberta a todos os interessados. Você pode participar incluindo ou completando verbetes existentes. Para isso, basta se cadastrar gratuitamente em nosso sistema.
Verbete do dia
Cia. Corpos NÁ´mades
Categoria: Grupos de dança
Ano de criação: 1995
Cidade: São Paulo - São Paulo (Brasil)
História
A Cia. Corpos Nômades foi criada em 1995, mas seus trabalhos se intensificaram após João Andrazzi ter voltado da Holanda, onde aprofundou seus estudos e conhecimentos sobre a dança contemporânea, durante dois anos, na School for New Dance and Development.
Os trabalhos da companhia se baseiam na pesquisa corporal, com enfoque na improvisação como processo cênico, no forte contato com o chão e com o outro.
Sua linguagem é construída a partir do repertório dos artistas, que trazem para a dança recordações de vida. Objetos, textos, sons, imagens, gestos...
João Andreazzi, frente a esse processo de criação, desenvolveu o conceito cênico-corporal de "coreodramaturgia", para nortear os estudos que levam às criações da Cia, ou seja, a escolha das metáforas e referências para cada montagem.
Após conquistar o espaço "O Lugar", sede da companhia, os trabalhos puderam crescer ainda mais.

Principais trabalhos
OOZE/EZOO (2000)
O texto “Pioravante Marche”, de Samuel Beckett, é uma das inspirações para a coreografia. Elementos da cultura Hip-Hop (dj, b.boy, rapper e o grafiteiro) são incorporados de forma a contextualizar as situações.
O espetáculo trabalha com a transição entre realidade e virtualidade, entre o estável e não estável. As mudanças que o corpo sofre e realiza, no meio que o envolve, um interferindo no outro. 
Com o auxílio do vídeo, revela-se o corpo e amplia-se a noção espaço/tempo. A experiência corporal do espetáculo visa “retratar” a vivência atual do homem. Como esta experiência pode alimentar o olhar, a percepção, a reflexão e enriquecer o conhecimento e a própria dança.

A Fuga Fora do Tempo (2007)
Obra baseada nas ideias críticas de Marcel Duchamp, são utilizados Ready-Mades-Glaciais para abordar a questão de como a passagem do tempo interfere nas coisas e nas pessoas. A ideia de continuidade, de vão entre passado e futuro - que pode ser o presente, o instante, a mudança de estado do corpo e do objeto, gerando movimento.

"Espectros de Sheakspeare - Do Outro Lado do Vento" (2010)
“Ofélia”, “Macbeth”, “Lady Macbeth”, “As Três Bruxas”, “Hamlet”, o “Espectro de Hamlet” e muitos outros personagens são dissecados e fundidos à coreodramaturgrafia buscando, mais do que o sofrimento trágico apresentado em cada obra, uma substância trágica capaz de unir as cenas, transformando-as em referências da existência humana, assim como foi feito por outros artistas, cineastas, escritores e compositores sobre a obra de Shakespeare.

Uma Sinfonia entre a Medula Óssea e o Piscar dos Olhos (2012)
Um espetáculo que tem como ponto de partida inspirações nos textos de Heiner Müller e nas sinfonias de Gustav Mahler. Uma composição em 4 movimentos, utilizando a junção de imagens e sons para a criação de uma dramaturgia intimamente conectada com a coreografia.

Bibliografia existente
http://www.kmilleproducoes.com.br/catalogo/ciacorposnomades.html
Links:
http://www.ciacorposnomades.art.br/wordpress/

(Deborah Rocha | Pesquisa SPCD)  






Espetáculo "Espectros de Sheakspeare - Do Outro Lado do Vento". Foto retirada do blog da Cia. Corpos Nômades.

Espetáculo "Uma Sinfonia Entre a Medula Óssea e o Piscar dos Olhos". Foto de João Andreazzi.
Rua Três Rios 363 | 1º andar| Bom Retiro
São Paulo | SP | CEP 01123-001
Tel: +55 11 3224-1380

Website desenvolvido por VAD