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Verbete do dia
Pássaro de Fogo
Categoria: Coreografia
Ano de estréia: 1910
Local de estréia: Paris (França)
Duração: 40 min.
Grupo: Ballets Russes
Coreógrafo: Michel Fokine
O Príncipe Ivan entra no reino de Kastchei o Imortal, onde vê uma grande cerca que protege os frutos dourados e as princesas que Kastchei raptara. No jardim, chega o Pássaro de Fogo, que viera tentar pegar frutos de Kadtchei, e é preso por Ivan. Em troca de sua liberdade, o pássaro da a Ivan uma pena sua, com a qual ele poderá chamar o pássaro para ajuda-lo.

À noite, Ivan fica sabendo de uma das prisioneiras de Kastchei que ele prende viajantes que passam pelo seu jardim e os transforma em pedra. Quando chega a manhã e eles se beijam e se despedem, a prisioneira avisa que ele deve ir embora, mas Ivan insiste e entra no jardim. O alarme soa e Kastchei e seus monstros atacam Ivan, que se lembra da pena do Pássaro e a sacode.

O Pássaro ressurge, faz os monstros dançarem até o colapso, e diz para Ivan pegar o ovo que guarda o poder de Kastchei e quebra-lo, o que ele faz, derrotando o inimigo. Com o feitiço quebrado, ele pode se juntar à jovem por quem tinha se apaixonado, e o Pássaro de Fogo voa em liberdade.
 
Mini Biografia do Coreógrafo
Michel Fokine se formou no teatro Maryinsky em 1898, em 1902 torna-se primeiro solista e professor, assumindo em 1904 o cargo que fora de Petipa, de Diretor do Ballet do Teatro Maryinsky. Ele é um expoente de uma nova geração de bailarinos russos, que preferia esculpir os corpos e trabalhar novas qualidades de movimento, flexibilidade e plasticidade, ao invés de se prender a repetição de passos e truques de bravura que caracterizaram a Escola Acadêmica.

Das obras que se destacam nessa primeira fase de seu trabalho, temos A Morte do Cisne (1905), coreografada para a bailarina Ana Pavlova. A proposta dessa coreografia era mostrar a possibilidade expressiva da dança como independente dos exageros cênicos e coreográficos aos quais o público se acostumara. Ao invés de inúmeros truques e repetições sem fim de elementos virtuosos, ele propunha a simplicidade cênica e coreográfica, com grande trabalho expressivo.

Também do início de sua carreira é o Ballet Les Sylphides, originalmente chamado de Chopiniana (1907), uma proposta de desenvolvimento lírico, romântico e abstrato, sem uma linha narrativa.

Em 1909, Diaghilev convida Fokine para coreografar para sua companhia, os Ballets Russes, encomendando o que seria o primeiro ballet verdadeiramente russo, O Pássaro de Fogo, composto por Stravinsky a partir de estudos etnográficos de canções nativas russas.

Em 1911, Fokine coreografa O Espectro da Rosa, um ballet curto e com papel principal masculino, que é uma das principais referências para a volta dos trabalhos de bailarinos (homens) em cena, considerando que na mesma época, na França, os palcos eram dominados por figuras femininas, mesmo nos papéis masculinos.

No mesmo ano, ele coreografa Petruchka, um ballet criado a partir de histórias populares russas. Durante a produção desse ballet houve um conflito de Fokine com a trilha sonora de Stravinsky, que lhe parecia revolucionária demais, e a movimentação de Nijinsky, que era mais fragmentada e deslocada do que ele pretendia.

Em 1912, em carta à sua mãe, Stravinsky menciona acreditar que Fokine já estaria acabado, ultrapassado enquanto artista. No mesmo ano, Diaghilev eleva à posição de coreógrafo principal o bailarino Nijinsky.

Fokine volta a trabalhar com o Teatro Imperial, e, em 1920, vai para os EUA, abrindo uma escola sua. Ele trabalha ainda com diversas companhias e abre outras escolas, morrendo em Nova Iorque, em 1942.

Fokine defendia uma reforma do Ballet Clássico, que ele explica textualmente tratando dos Cinco Princípios do Novo Ballet: a correspondência entre o estilo de dança e o tema de cada coreografia, a necessidade de expressão da ação dramática, a pantomima sendo usada apenas quando pertinente ao tema (e sendo feita de corpo inteiro, não apenas gestualmente), o uso de conjuntos para a criação de atmosferas dramáticas, não para decoração, e a aliança entre a dança e as outras artes.

A proposta de renovação do Ballet de Fokine existe anteriormente ao trabalho com Diaghilev, e tem influência direta dos trabalhos de movimentação livre de Isadora Duncan. Aquilo que ele buscava era fazer o ballet voltar a funcionar, pois ele via esta arte como artificializada e acadêmica. Nesse ponto, aquilo que os seguidores de Diaghilev viam nele como ultrapassado era o desejo de dar continuidade à Dança Clássica. Enquanto Fokine queria um Novo Ballet, Nijinsky e Stravinsky queriam uma nova forma, moderna, de dançar.
Principais remontagens
Royal Ballet
American Ballet Theater
National Ballet of Canada
Kirov Ballet (nome do Maryinsky durante a revolução)
Ballet da Ópera de Paris
Australian Ballet
 
Bibliografia existente
Algumas sugestões de leituras e referências acerca da História da Dança:

ANDERSON, Jack. Ballet and Modern Dance: a concise history
ANDERSON, Jack. Dança
AU, Susan. Ballet & modern dance.
BALANCHINE, George; MASON, Francis. Complete Stories of the Great Ballets
BOUCIER, Paul. História da Dança no Ocidente
CAMINADA, Eliana. História da Dança: evolução Cultural
COHEN, Selma Jean. Dance as a Theatre Art
CRAINE, Debra; MACKRELL, Judith. The Oxford Dictionary of Dance
DILS, Ann; ALBRIGHT, Ann Cooper. Moving History / Dancing Cultures: a dance history reader
FARO, Antonio Jose; SAMPAIO, Luiz Paulo. Dicionário de Balé e Dança
KIRSTEIN, Lincoln. Four Centuries of Ballet
KOEGLER, Horst. The Concise Oxford Dictionary of Ballet
PORTINARI, Maribel. História da Dança
SCHOLL, Tim. From Petipa to Balanchine
SORELL, Walter. Dance in Its Time
 
Videografia
http://youtu.be/qZXsw_itpYQ

http://youtu.be/koGU78zxXTU

Links



Por  Henrique Rochelle | SPCD Pesquisa

Versão do Royal Ballet (2009) l Foto: Johan Persson

Figurino de Léon Bakst para personagem do balé O Pássaro de Fogo, 1913

Versão do Australian Ballet (2006) l Foto: Alex Makeyev
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