Secretaria da Cultura

go!
Cadastro para Jornalistas
Nome:
Email:
Veículo:
Função:
Endereço:
Cidade: Estado: Cep:
Telefone:
Cadastro para Jornalistas


Solicitação de cadastro enviada com sucesso!
Em breve faremos contato.
E-mail:
Senha:
Dança em rede
O que é
Dança em Rede?
Uma enciclopédia colaborativa online da dança, que busca conhecer e divulgar a dança do Brasil. Os visitantes podem escrever e editar verbetes com fotos, textos, links para sites de compartilhamentos de vídeos e publicações, em diversas categorias: grupos, escolas, profissionais da dança, companhias, e outros. O Dança em Rede apresenta textos informativos sobre a dança do Brasil e exterior, com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso à esta arte.
Seja um colaborador
A plataforma é aberta a todos os interessados. Você pode participar incluindo ou completando verbetes existentes. Para isso, basta se cadastrar gratuitamente em nosso sistema.
Verbete do dia
Grupo IAdança Núcleo ContemporanIA
Categoria: Grupos de dança
Ano de criação: 2005
Cidade: São Paulo - São Paulo (Brasil)
Diretor artístico: Ítalo Rodrigues
Diretor: Kathya Godoy
História
O IAdança é um grupo de dança formado por alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura das áreas de Música, Teatro e Artes Visuais do IA - Instituto de Artes - UNESP. Também participam do grupo pessoas vindas da comunidade, alunos de outras Universidades, das escolas da rede pública de ensino e particulares, de ONG's - organizações não governamentais, aspirantes ao curso de mestrado oferecido pelo IA – UNESP e alunos dos cursos do Programa de Pós-Graduação – mestrado.

O grupo é vinculado ao PROEX - Pró-Reitoria de Extensão Universitária e também ao GPDEE - Grupo de Pesquisa – Dança: Estética e Educação, sob a coordenação da Prof ª Dr ª Kathya Maria Ayres de Godoy. 

Criado no ano de 2005, pela Profª Drª Kathya Godoy, tem por objetivo desenvolver pesquisa em dança contemporânea com foco nos processos de criação, formação e pesquisa, voltado ao público de extensão universitária. 

Nos dois primeiros anos de atividade, 2005 e 2006, foi orientado pelo coreógrafo Luiz Ferron; em 2007 contou com a colaboração da coreógrafa Ana Sharp; em 2008 esteve sob a orientação da Profª Drª Nirvana Marinho; em 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013 e 2014, sob a orientação coreográfica de Ítalo Rodrigues Faria. 

A partir de 2011, dentro do Projeto IAdança, se criou três Núcleos com diferentes objetivos e focos de investigação na dança: 
-Núcleo ContemporânIA: Grupo de dança contemporânea (que é o grupo que iniciou os trabalhos artísticos e de pesquisa do Projeto em 2005, antes chamado apenas de grupo IAdança).
- Núcleo InCena: Grupo de dança contemporânea. Início em 2011. 
-Núcleo Experimental de Poéticas Corporais: Grupo de danças brasileiras e contato-improvisaçãoInício em 2012.A trajetória artística do IAdança
-Núcelo ContemporanIA, antes chamado somente de grupo IAdança, acompanha a trajetória inicial do Projeto IAdança, sendo que recebeu esse nome com o fito da criação de novos núcleos de pesquisa em Arte descritos acima. 
Principais trabalhos
2013: "Leonilson: bordados, desenhos & pinturas..."
2012: "Corpo: Lugar Meu"
2012: "Engrenagens do Tempo"
2011: "Celebration Service", "Corpos Utópicos", "Em Tempo"
2010: "Corpos Utópicos"
2009: Jogos Corporais"
2009: "Por Exemplo as Cadeiras", “Citações...”, “Metáforas, ou Por Exemplo as Cadeiras”, "Dança de quem?"
2007: "Espaços Públicos e Privados"
2006: "Hebel Garmim"
2005: "DeformIdAdes – Cena 1 - Quasímodo era feliz"
Videografia
https://vimeo.com/user2654403/videos
Links:
http://www.ia.unesp.br/#!/pesquisa/grupos-de-pesquisa/danca-estetica-e-educacao/projetos-permanentes--nucleo-contemporania/

Por Flávia Brassarola Borsani (pesquisa SPCD)

"Engrenagens do tempo". Foto: arquivo do grupo

"Espaços públicos e privados". Foto: arquivo do grupo

"Dança de quem?". Foto: arquivo do grupo

"Leonilson: bordados, desenhos & pinturas...". Foto: arquivo do grupo
Rua Três Rios 363 | 1º andar| Bom Retiro
São Paulo | SP | CEP 01123-001
Tel: +55 11 3224-1380

Website desenvolvido por VAD