Secretaria da Cultura

go!
Cadastro para Jornalistas
Nome:
Email:
Veículo:
Função:
Endereço:
Cidade: Estado: Cep:
Telefone:
Cadastro para Jornalistas


Solicitação de cadastro enviada com sucesso!
Em breve faremos contato.
E-mail:
Senha:
Dança em rede
O que é
Dança em Rede?
Uma enciclopédia colaborativa online da dança, que busca conhecer e divulgar a dança do Brasil. Os visitantes podem escrever e editar verbetes com fotos, textos, links para sites de compartilhamentos de vídeos e publicações, em diversas categorias: grupos, escolas, profissionais da dança, companhias, e outros. O Dança em Rede apresenta textos informativos sobre a dança do Brasil e exterior, com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso à esta arte.
Seja um colaborador
A plataforma é aberta a todos os interessados. Você pode participar incluindo ou completando verbetes existentes. Para isso, basta se cadastrar gratuitamente em nosso sistema.
Verbete do dia
Academia de Danças Neusa Martinotto
Categoria: Escolas
Ano de criação: 1989
Telefone: (54) 3282-6128
E-mail: academianeusamartinotto@hotmail.com
Endereço: Av. Julio de Castilhos 211, sala 2
Bairro: Centro
Cidade: Canela - Rio Grande do Sul (Brasil)
Diretor: Neusa Martinotto
Tipo: particular
Formato: livre
Oferece bolsa: sim
História
A Escola de Dança Neusa Martinotto foi fundada no ano de 1989, e desde então realiza todos os anos o tradicional Festival de Dança na cidade de Canela, região serrana do estado do Rio Grande do Sul. Este festival mostra a comunidade a evolução dos alunos em suas respectivas modalidades.

Ao longo dos anos a escola também realizou grandes espetáculos, tornando-se referência na região.

Neusa Martinotto descobriu a dança quando ainda era professora de Educação Física, em meados da década de 1980. A atenção que seus espetáculos escolares tinha atraído na comunidade, tornou possível a ela montar sua própria academia no final da década.

O sucesso como professora e coreógrafa levou a canelense a várias premiações, entre elas, o prestigiado Festival de Dança de Joinville. No evento – considerado um dos mais importantes da América Latina –, conquistou o primeiro lugar na modalidade estilo livre. Os prêmios se seguiram em concursos em Porto Alegre, São Leopoldo e Bento Gonçalves.

Como coreógrafa, além de forte presença em concursos, Neusa foi responsável pela criação de espetáculos grandiosos e esteve à frente de festas como o Natal Luz, em Gramado; e a Chocofest, em Canela. Dentre as suas criações, uma das que mais se destacam é “Semeador”, apresentado durante a Semana Santa em Canela – cidade que tem bastante tradição no evento. O espetáculo mostra a paixão de Cristo e inova, não apenas no nome, mas na forma como conta a história.

Utilizando elementos cênicos e técnicas variadas – de dança a tecido –, “Semeador” traz uma das marcas registradas nas criações dela, a mistura de estilos. Além de serem montados em palcos tradicionais e alternativos.

Outro espetáculo marcante na carreira dela é a “Fantástica Fábrica de Natal”, uma das principais atrações do Natal Luz. Neusa lembra que foi convidada para participar do espetáculo em 2006.

Agora, voltando às competições, Neusa preparou cinco coreografias, com destaque para “Bicicleta” e “Meia-Calça”, um espetáculo onde os bailarinos dançam fazendo performances com meias-calças.

Neusa também criou em sua academia um programa de bolsas de estudo. O projeto beneficia crianças carentes da cidade de Canela e região. A academia ainda criou turmas de ginástica artística com alunos da rede municipal de ensino, e oferece aulas a crianças com necessidades especiais. Segundo a coreógrafa, a dança é fundamental para aumentar a autoestima desses pequenos e dar a eles a confiança para superar tanto as barreiras sociais quanto as limitações físicas.
Professores, coordenadores
- Balé Clássico
- Jazz
- Dança contemporânea
- Sapateado Americano
- Aéreos Circenses ( lira, trapézio e tecido acrobático)
- Ginástica Rítmica
- Zumba
- Teatro
Cursos oferecidos
Neusa Martinotto: coordenadora e professora

Olena Gradynar Ramos: professora
 
Processo seletivo
Os alunos devem realizar matrículas no curso desejado.
Links:
Facebook da Escola de Dança Neusa Martinotto:
https://www.facebook.com/pages/Academia-de-Dan%C3%A7a-Neusa-Martinotto/236256593057027

Entrevista com a diretora da Escola em programa de tv local:
https://www.youtube.com/watch?v=ynZ0SPi3WE8

(por Paola Vasconcelos| pesquisa SPCD)



 


Neusa Martinotto com os bailarinos Igor Rossa Ramm e João Pedro Ludwig, que passaram na Escola do Bolshoi em Jonville.


XXIV Festival de Dança da Academia Neusa Martinotto (2012), sobre filmes clássicos. Foto: Manuela Teixeira.
Rua Três Rios 363 | 1º andar| Bom Retiro
São Paulo | SP | CEP 01123-001
Tel: +55 11 3224-1380

Website desenvolvido por VAD