Secretaria da Cultura

go!
Cadastro para Jornalistas
Nome:
Email:
Veículo:
Função:
Endereço:
Cidade: Estado: Cep:
Telefone:
Cadastro para Jornalistas


Solicitação de cadastro enviada com sucesso!
Em breve faremos contato.
E-mail:
Senha:
Dança em rede
O que é
Dança em Rede?
Uma enciclopédia colaborativa online da dança, que busca conhecer e divulgar a dança do Brasil. Os visitantes podem escrever e editar verbetes com fotos, textos, links para sites de compartilhamentos de vídeos e publicações, em diversas categorias: grupos, escolas, profissionais da dança, companhias, e outros. O Dança em Rede apresenta textos informativos sobre a dança do Brasil e exterior, com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso à esta arte.
Seja um colaborador
A plataforma é aberta a todos os interessados. Você pode participar incluindo ou completando verbetes existentes. Para isso, basta se cadastrar gratuitamente em nosso sistema.
Verbete do dia
Marcelo Coelho
Categoria: Profissionais da dança
Atividade atual: Bailarino e Professor de Balé Clássico
Cidade natal: Salvador - Bahia (Brasil)
Biografia:
Marcelo Coelho nasceu em 1939, na Bahia. 
Em 1951, iniciou seus estudos no Ballet Studio em Salvador com Leda Vega. Transferiu-se para o Rio de Janeiro, em 1956, entrando para a Escola de Danças Clássicas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (atual Escola Estadual de Dança Maria Olenewa), onde se formou, em 1960, dançando Les Sylphides.

Em 1958, antes de sua formatura, ingressou no Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, chegando a solista e dançando os grandes clássicos do repertório e também: Descobrimento do Brasil,  Terceiro Movimento da Pastoral e Danças Polovtsianas do Príncipe Igor.

Anos após ter saído do Theatro Municipal, dançou a convite de Dalal Achcar o papel título de Don Quixote, em 1994.

 
Principais trabalhos:
Paralelamente às suas atividades no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, pertenceu também a outras companhias, como: Fundação Brasileira de Ballet, Ballet D´Aldeia, Ballet Leda Iuqui, além de ter participado de inúmeros programas de dança na TV, como Concertos para a Juventude da TV GLOBO.

Em 1973, torna-se diretor do Ballet Jovem da Guanabara, com o qual viajou por todo o Brasil sob os auspícios do Ministério da Cultura e da Educação. 

Foi criador do Plano de Ação Cultural de Fortaleza, em 1974.

Marcelo foi professor da Escola Estadual de Danças Maria Olenewa, lecionando Técnica de Ballet, Repertório, Terminologia e Pas de deux. Criou para esta instituição as coreografias: Concerto de Bach, Aprendiz de Feiticeiro, Balletino e Fantasia Eslava. 


(Por Liana Vasconcelos | Pesquisa SPCD)

Marcelo Coelho
Rua Três Rios 363 | 1º andar| Bom Retiro
São Paulo | SP | CEP 01123-001
Tel: +55 11 3224-1380

Website desenvolvido por VAD