Secretaria da Cultura

go!
Cadastro para Jornalistas
Nome:
Email:
Veículo:
Função:
Endereço:
Cidade: Estado: Cep:
Telefone:
Cadastro para Jornalistas


Solicitação de cadastro enviada com sucesso!
Em breve faremos contato.
E-mail:
Senha:
Dança em rede
O que é
Dança em Rede?
Uma enciclopédia colaborativa online da dança, que busca conhecer e divulgar a dança do Brasil. Os visitantes podem escrever e editar verbetes com fotos, textos, links para sites de compartilhamentos de vídeos e publicações, em diversas categorias: grupos, escolas, profissionais da dança, companhias, e outros. O Dança em Rede apresenta textos informativos sobre a dança do Brasil e exterior, com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso à esta arte.
Seja um colaborador
A plataforma é aberta a todos os interessados. Você pode participar incluindo ou completando verbetes existentes. Para isso, basta se cadastrar gratuitamente em nosso sistema.
Verbete do dia
Fabio Rodriguez
Categoria: Profissionais da dança
Atividade atual: Bailarino e coreógrafo de flamenco
Cidade natal: São Paulo - São Paulo (Brasil)
Nascimento: 14/01/1980
Biografia:
Bailarino e coreógrafo brasileiro começou na dança flamenca estudando com professores nacionais em São Paulo e participando de workshops internacionais no Brasil e na Espanha, no Centro Amor de Diós e no Conservatorio Casa Patas, ambos em Madri. Antes de se iniciar no flamenco foi capoeirista até 1999.

Entre seus professores de flamenco estão: Domingo Ortega, Inmaculada Ortega, Nino de Los Reyes, Manuel Liñán, Marco Flores, Pol Vaquero, David Paniagua, Alfonso Losa, Carmen La Talegona, La China, La Tasha, Eva La Yerbabuena, Nuria Leiva, Miguel Cañas, Javier Latorre e oficinas com Maria Juncal, La Truco e Manuel Reyes.

Ofereceu cursos e workshops em quase todas as regiões do Brasil, em cidades como: Porto Alegre, Curitiba, Londrina, Florianópolis, São Paulo, Santos, Franca, Campinas, São Jose dos Campos, Ribeirão Preto, Catanduva, Itatiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Niterói, Vitória, Brasília, Fortaleza, Salvador, Recife e Feira de Santana.

Foi professor de flamenco na escola Raies Dança Teatro, em São Paulo de 2004 a 2008. Também conta com experiências de ensino em importantes centros de arte flamenca como o Colegio Miguel de Cervantes, Estudio Flamenco Ale Kalaf, Associação Cultural Cuadra Flamenca, Ballet Eleusa Lourenzoni, Café Tablao, Centro de Arte Flamenca Lu Garcia, Centro de Arte Flamenca Ana Guerrero e Talita Sánchez, no Estado de São Paulo; o Instituto Cervantes de Recife; a Escuela Arte y Expresion, no Uruguai e a Escuela Flamenca Soraya Hernandez e o Centro El Horno, na Espanha.

Em Madri atuou nos tablados Artebar La Latina, El Cortijo e Sala Clamores. 
Principais trabalhos:
Participa do corpo de baile no espectáculo “ Conexión España”, dirigido pela bailarina Inmaculada Ortega (2007, Rio de Janeiro)

Solista em dois espetáculos do artista Pol Vaquero, nas cidades de Vitória, Belo Horizonte, Campinas e Rio de Janeiro (2005 e 2006)

Participa do corpo de baile da produção Carmen, de Paulo Szot, no Teatro Municipal de São Paulo e no Teatro Alfa (2001, São Paulo)

Coreógrafo e bailarino do espetáculo dirigido pelo bailarino espanhol David Paniagua, no Festival Internacional de Flamenco de São José dos Campos (2006, São José dos Campos, SP)

Participa do corpo de baile no espetáculo do bailarino espanhol Nino de los Reyes, nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e São José dos Campos, no Festival Internacional de Flamenco. (2005)

Solista no espetáculo 2/DUOS, com direção de Clara Kutner, no Teatro Cacilda Becker (2004 e 2005, Rio de Janeiro)

Produz e dirige o espetáculo “Luzes e Sombras”, em três cidades brasileiras (2005)

Direção geral do espetáculo “Retratos”- Convidados especiais: Carmen La Talegona y Talegón de Cordoba - Produção do Festival Internacional de flamenco de SJC. (2007)

Colabora para o espectáculo “Primavera Flamenca”, uma produção do grupo Tablado (2008, Fortaleza)

Colabora para o espectáculo “Cuerpo En Poesia” (2008, Salvador e Feira de Santana, BA)

Direção geral, iluminação e vestuário do espetáculo “Ritual”, produção do Grupo Tablado, Teatro Municipal Jose de Alencar. (2008, Fortaleza)

Trabalha com a Cia. de Nacho Fernandez, na ilha de Grã Canaria, Espanha, onde atua com dança flamenca e dança espanhola. (2009 a 2010)

Direção do espetáculo “Ellas en poesia”, produção da Cia Gitana Mora (2010, Belo Horizonte)

Solista no espetáculo do Ballet Flamenco de Madrid, atua com dança flamenca e dança espanhola. (2011, Madri)

Coreógrafo do espetáculo “Picasso em Movimiento” da Cia. Flamenca Carmen Romero” (2011, Curitiba)

Convidado para compor o segundo elenco do espetáculo "Quijote Al compás de un sueño" como o protagonista Sancho Panza, no Teatro Arteria Coliseum com direção de Javier Latorre e colaboração de Concha Jareño (2012, Madri, Espanha)

Com o espetáculo "Quijote Al compás de un sueño" realiza turnê na China nas cidades de Guangzhou, Nanchang, Wuhan, Fuzhou, Hangzhou y Lanzhou (2012)  
Bibliografia existente:
http://flamencobrasil.com.br/2007/12/entrevista-com-fabio-rodriguez/
Videografia:
http://www.youtube.com/user/fabiorodriguez2000/videos

http://www.youtube.com/watch?v=5Eh5tM3Bly8 - Espetáculo "Luzes e Sombras"

http://www.youtube.com/watch?v=dCf_yj2QeVs - Espetáculo Retratos

http://www.youtube.com/watch?v=PW_Q1hrxRoc - Espetáculo Ritual

http://www.youtube.com/watch?v=D_DVGHvjcm8 - Espetáculo 2/DUOS
Links:
http://www.everyoneweb.es/fabiorodriguez/


 Por Luiza Libardi | Pesquisa SPCD

Fabio Rodriguez l Foto Divulgação

Fabio Rodriguez l Foto Divulgação

Fabio Rodriguez l Foto Divulgação
Rua Três Rios 363 | 1º andar| Bom Retiro
São Paulo | SP | CEP 01123-001
Tel: +55 11 3224-1380

Website desenvolvido por VAD