Secretaria da Cultura

go!
Cadastro para Jornalistas
Nome:
Email:
Veículo:
Função:
Endereço:
Cidade: Estado: Cep:
Telefone:
Cadastro para Jornalistas


Solicitação de cadastro enviada com sucesso!
Em breve faremos contato.
E-mail:
Senha:
Dança em rede
O que é
Dança em Rede?
Uma enciclopédia colaborativa online da dança, que busca conhecer e divulgar a dança do Brasil. Os visitantes podem escrever e editar verbetes com fotos, textos, links para sites de compartilhamentos de vídeos e publicações, em diversas categorias: grupos, escolas, profissionais da dança, companhias, e outros. O Dança em Rede apresenta textos informativos sobre a dança do Brasil e exterior, com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso à esta arte.
Seja um colaborador
A plataforma é aberta a todos os interessados. Você pode participar incluindo ou completando verbetes existentes. Para isso, basta se cadastrar gratuitamente em nosso sistema.
Verbete do dia
Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul
Categoria: Companhias profissionais
Contato: (54) 3901-1316 - ciadedanca@caxias.rs.gov.br
Endereço: R. Luiz Antunes, 312 - Panazzolo
Cidade: Caxias do Sul - Rio Grande do Sul (Brasil)
Responsável: Nora Calcagnotto - Diretor
História:
A Cia. Municipal estreou oficialmente em 12 de março de 1998, no Teatro Municipal da Casa da Cultura de Caxias do Sul, com o espetáculo “1,2,3…UNO-DUO”, composto de nove cenas coreografadas por Thomas Plischke, Ney Moraes, Sigrid Nora, Cláudia Palma, Eva Schul e Jair Moraes.

Atenta ao processo de desenvolvimento cultural local e contribuindo para facilitar o acesso aos bens culturais, a Cia. Municipal de Dança participa de eventos promovidos pela cidade, visando não só o produto cultural em si mas também a educação e formação. Para isso, mantém a Escola Preparatória de Dança (EPD) focalizando-se também na área do conhecimento sistematizado. Essa ação está voltada a comunidades menos favorecidas, oportunizando, incentivando e desenvolvendo talentos.

A Cia. Municipal e a administração municipal de Caxias do Sul, juntamente com a iniciativa privada, através da Lei Municipal de Incentivo a Cultura, vêm investindo – desta forma – não só no fazer como também no pensar dança.

Com um perfil aberto, a Cia. Municipal de Dança busca inserir-se na contemporaneidade, privilegiando os processos criativos com base na investigação e experimentação, e apostando na fusão de linguagens e na valorização do talento local. Completando mais de 10 anos de sua formação, a Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul conta com uma trajetória significativa, tendo se apresentado em várias cidades brasileiras e importantes eventos de dança contemporânea, dentre eles:

-Uni Modern Dance Festival, em 1998;

-Alemanha Festival de Danza Nueva, em 2000;

-Peru Festival Internacional de Dança, nos anos de 2000 e 2002;

-Panorama Rio-Arte, em 2000;

-Condança, em 2001;

 -Rio Grande do Sul Mostra de Dança de Florianópolis, nos anos de 2001, 2002, 2003 e 2004;

 - Santa Catarina Porto Alegre Em Cena, em 2003;

 -Rio Grande do Sul Mostra Profissional de Dança de Joinville, em 2003;

- Fora do Eixo – em 2004 e 2012;

-1,2 na Dança, em 2004;

- Bento em Dança, em 2005;

 - Diálogos da Dança SESC Porto Alegre, em 2008;

- Mostra Movimento e Palavra, em 2009;

- Projeto Quartas na Dança, em 2009, e 2011;

- Teatro Rondon Pacheco, em 2012

- SESC Santo Amaro, em 2013 

A Cia. Municipal de Dança, em 2002, recebeu o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte – Melhores de 2002 na categoria “Estímulo” e, em 2004, o Troféu Gaúcho de Cultura, na categoria “Dança”, uma distinção conferida pela Secretaria Estadual da Cultura do Rio Grande do Sul.

Atenta ao processo de desenvolvimento cultural local e contribuindo para facilitar o acesso aos bens culturais, a Cia. participa de eventos promovidos pela cidade através da Secretaria Municipal da Cultura e outras instituições culturais.

A Cia. teve como diretores - desde sua criação até o presente momento: Sigrid Nora (1997 – 2004); Carine Soares Turelly (2005); Renato Filippini (2005 – 2007); e Dora de Resende Fabião (2007 – 2009).

Atualmente, a direção da Cia. Municipal de Dança é de Cristina Nora Calcagnotto.
Videografia:
-canal da Cia. no Youtube: https://www.youtube.com/user/ciadedancacaxias/videos -
Links:
http://ciadedancadecaxiasdosul.wordpress.com/





Por Flávia Brassarola Borsani (pesquisa SPCD)

"De parte em parte". Foto: Paulo Pretz

"Dizeres". Foto: Paulo Pretz

"Jeito de...". Foto: Paulo Pretz

"Una pared". Foto: Diego Redel
Rua Três Rios 363 | 1º andar| Bom Retiro
São Paulo | SP | CEP 01123-001
Tel: +55 11 3224-1380

Website desenvolvido por VAD