Secretaria da Cultura

go!
Cadastro para Jornalistas
Nome:
Email:
Veículo:
Função:
Endereço:
Cidade: Estado: Cep:
Telefone:
Cadastro para Jornalistas


Solicitação de cadastro enviada com sucesso!
Em breve faremos contato.
E-mail:
Senha:
Dança em rede
O que é
Dança em Rede?
Uma enciclopédia colaborativa online da dança, que busca conhecer e divulgar a dança do Brasil. Os visitantes podem escrever e editar verbetes com fotos, textos, links para sites de compartilhamentos de vídeos e publicações, em diversas categorias: grupos, escolas, profissionais da dança, companhias, e outros. O Dança em Rede apresenta textos informativos sobre a dança do Brasil e exterior, com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso à esta arte.
Seja um colaborador
A plataforma é aberta a todos os interessados. Você pode participar incluindo ou completando verbetes existentes. Para isso, basta se cadastrar gratuitamente em nosso sistema.
Verbete do dia
Emílio Martins
Categoria: Profissionais da dança
Atividade atual: Coreólogo e Ex-Primeiro Bailarino do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Cidade natal: São Jerônimo - Rio Grande do Sul (Brasil)
Nascimento: 25/07/1932
Falecimento: 29/01/2014
Biografia:
Seu interesse pela dança começou quando, um dia, foi assistir "L'aprés midi d'un faune" no teatro São Pedro, em Porto Alegre. Sua primeira professora foi Lya Bastian Meyer,neste mesmo teatro. Posteriormente, foi para Caxias do Sul estudar Belas Artes (pintura), chegando ao cargo de professor.

Em 1954, mudou-se para o Rio de Janeiro e 
entrou para o sexto ano da Escola de Dança do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, atual Maria Olenewa, formando-se em 1956 em primeiro lugar e sendo o primeiro homem a receber o diploma da Escola.

No mesmo ano, começou sua carreira profissional entrando para o Corpo de baile do Theatro Municipal, na temporada de Igor Schwezoff e tendo como maiores incentivadores Vaslav Veltchek e Consuelo Rios.

Trabalhou ao lado de grandes nomes como Ivette Chauviré, Tamara Toumanova, Maria Taltchief, Nora Kovac, Alicia Alonso, Leonid Massine, dentre outros. 
 
Principais trabalhos:
Seu primeiro solo no Corpo de Baile do Theatro Municipal foi no Pas de Trois de O Lago dos Cisnes, na versão de Eugenia Feodorova.

Em 1965, pediu uma audição no Ballet Verde Gaio  em Portugal,  entrando como primeiro bailarino. 

Em 1966, foi para a Companhia "Theatre de L'Art du Ballet", em Paris.

Voltou para o Brasil em 1967 e licenciado do Theatro Municipal,  foi para Companhia Brasileira de Ballet, sob direção artística de Arthur Mitchell,dançando todos os primeiros papéis.

Posteriormente, de volta ao Corpo de Baile do Theatro Municipal, dançou todos os grandes balés de Repertório como primeiro bailarino. 

Em 1970, retornou ao exterior para o Ballet de Santiago do Chile, aonde permaneceu por dois anos, ganhando o título de melhor bailarino do ano de 1971 e trabalhando com o professor russo Alexander Prokofiev.

Se tornou professor e ensaiador do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 1976 e por intermédio de Dalal Achcar,em 1982, foi para Londres,onde passou 2 anos fazendo o curso de coreologia  no Benesh Institute of Choreology.

Em 1988 inaugurou a Academia Studio 88,onde teve a oportunidades de coreografar e ganhar prêmios pelo Brasil inteiro. Ana Botagogo,Cecilia kerche,Francisco Timbó e Nora Esteves sempre dançaram como bailarinos convidados na Academia, que tornou-se um grupo de grande destaque.

Recebeu a  Medalha de mérito Artístico pelo Conselho Brasileiro de Dança e foi jurado durante dois anos consecutivos do  Prêmio Mambembe-Dança.

Foi coordenador de Dança da FUNARTE por 4 anos.

É remontador oficial do balé "La fille Mal Gardée,convidado por Alexander Grant, tutor do balé. Remontou esta obra nas seguintes companhias: 

-Ballet Estable Del Teatro Colon - Buenos Aires
-Teatro de'llOpera di Roma
-Hong Kong Ballet - China
-Theatro Bolshoi - Moscou
-Ballet de Tbilisi - Georgia, convidado por Nina Ananiashvilli
-Pensilvania Ballet - USA
-Houston  Ballet - USA
-Theatro Municipal do Rio de Janeiro, tendo como bailarinos principais Ana Botafogo e Julio Bocca.

Em 2006 remontou "O Quebra NOzes" para Escola do Ballet Bolshoi de Joinville. 

Emílio Martins é tido como figura de grande destaque na História do Balé Clássico brasileiro. 
Links:
Reportagem sobre  Emílio Martins, remontando o Ballet "O Quebra-Nozes" na Escola do Bolshoi em Joinville:
http://www1.an.com.br/2005/set/06/0ane.htm


Emílio Martins coordena versão de "La Fille Mal Guardée", com 48 bailarinos, em Moscou:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq3101200206.htm

 
(Liana Vasconcelos | SPCD Pesquisa)

Emílio Martins

Emílio foi o primeiro homem a receber o diploma da Escola Estadual de Dança Maria OlenewaFoto: Acervo pessoal

Com a sua esposa e também bailarina, Marilda Azevedo, em \\\\\\\\\\\\\\\"Olhos de Degas\\\\\\\\\\\\\\\", no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Foto: Acervo pessoal

Koschei, no ballet O Pássaro de Fogo
Foto: Acervo pessoal

Ensaiando La Fille Mal Gardée no Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Foto: Acervo pessoal

Em jantar na Embaixada do Brasil em Moscou, durante a remontagem do Ballet \\\\\\\\\\\\\\\"La Fille Mal Guardée\\\\\\\\\\\\\\\" para o Bolshoi.
Foto: Acervo pessoal
Rua Três Rios 363 | 1º andar| Bom Retiro
São Paulo | SP | CEP 01123-001
Tel: +55 11 3224-1380

Website desenvolvido por VAD