Secretaria da Cultura

go!
Cadastro para Jornalistas
Nome:
Email:
Veículo:
Função:
Endereço:
Cidade: Estado: Cep:
Telefone:
Cadastro para Jornalistas


Solicitação de cadastro enviada com sucesso!
Em breve faremos contato.
E-mail:
Senha:
Dança em rede
O que é
Dança em Rede?
Uma enciclopédia colaborativa online da dança, que busca conhecer e divulgar a dança do Brasil. Os visitantes podem escrever e editar verbetes com fotos, textos, links para sites de compartilhamentos de vídeos e publicações, em diversas categorias: grupos, escolas, profissionais da dança, companhias, e outros. O Dança em Rede apresenta textos informativos sobre a dança do Brasil e exterior, com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso à esta arte.
Seja um colaborador
A plataforma é aberta a todos os interessados. Você pode participar incluindo ou completando verbetes existentes. Para isso, basta se cadastrar gratuitamente em nosso sistema.
Verbete do dia
Francisco Kleber Candido da Silva
Categoria: Profissionais da dança
Atividade atual: artista do Circo Manacá
Cidade natal: Juazeiro do Norte - Ceará (Brasil)
Nascimento: 04/10/1979
Biografia:
Natural de Juazeiro do Norte, Kleber Candido da Silva, bailarino e intérprete, iniciou sua formação artística em Petrolina (PE), com o Grupo de Teatro do SESC e o Grupo de Dança do SESC (Petrolina/PE- 1994-2001), e no Espaço Experimental de Dança (Recife/PE, 2001-2004), onde integrou o Grupo Experimental do Recife. Esta última experiência, rendeu-lhe os prêmios: Apacepe de bailarino revelação pelo espetáculo “Lúmen” em 2003, e o de melhor bailarino, no ano seguinte, por sua atuação em “Postais do Recife”, ambas, obras do Grupo Experimental.

Presenteado por um grupo de universitários portugueses com uma viagem a Portugal, Kleber aproveitou a oportunidade e participou de uma audição, e passou a integrar o elenco da Cia. de Dança de Lisboa (sob direção de José Manuel Oliveira, Lisboa/ Portugal, 2005). Posteriormente, integrou Cia Inspiration (sob direção de Ogana Asako,  Tóquio/Japão, 2006), Kamusuna Ballet Company (sob direção de César Augusto Moniz, Lisboa/Portugal,  2007), CeDeCe (sob direção de Maria Bessa e Antônio Rodrigues,  Alcobaça/Portugal, 2008),Vórtice Dance (sob direção Rafael Carriço e Claudia Martins ,  Fátima/ Portugal,  2008). A partir dessas experiências, surgiu o convite para participar da Cia Pigeons International (sob direção Paula de Vasconcelos e Paul Antuã, Montreal/ Canadá, 2008 e 2009).

De volta ao Brasil, integrou a Cia de Danças de Diadema (sob direção de Ana Botosso, 2011). Além disso, consta em seu currículo a participação nas óperas “O Morcego” (2011) e “A Viúva Alegre” (2010), musicais "A Gaiola das Loucas" (2010) e "Um Violino no Telhado" (2009), encenação da peça infantil “Os Três Porquinhos (2012), Cia Alternativa de Teatro (1996-1997), Grupo de Teatro do SESC (1994-1996). Kleber também tem experiências como arte-educador, ministrando aulas de danças clássica, popular e contemporânea para crianças e adolescentes em diversos projetos, tais como “Projeto de Difusão e Formação em dança” (Diadema/SP), “Projeto Social e Núcleo de Formação em Dança do Grupo Experimental” (Recife/PE), dentre outros. Atualmente, desenvolve trabalhos com dança, teatro e manipulador de bonecos na Cia Circo Manacá.
Videografia:
 http://www.youtube.com/watch?v=xJXFKye6AeQ
 http://www.youtube.com/watch?v=ZnBHYBydCgk
 http://www.youtube.com/watch?v=Rnl2NHUOa5s
Links:
http://www.revistacontinente.com.br/index.php/component/content/article/3938.html




Por Flávia Borsani| Pesquisa SPCD

Foto: Paul Antonie Taillefer

Foto: Paulo Madeira

Foto: Paulo Madeira

Foto: Paulo Madeira

Foto: Paulo Madeira
Rua Três Rios 363 | 1º andar| Bom Retiro
São Paulo | SP | CEP 01123-001
Tel: +55 11 3224-1380
REALIZAÇÃO:

Website desenvolvido por VAD