Secretaria da Cultura

go!
Cadastro para Jornalistas
Nome:
Email:
Veículo:
Função:
Endereço:
Cidade: Estado: Cep:
Telefone:
Cadastro para Jornalistas


Solicitação de cadastro enviada com sucesso!
Em breve faremos contato.
E-mail:
Senha:
Dança em rede
O que é
Dança em Rede?
Uma enciclopédia colaborativa online da dança, que busca conhecer e divulgar a dança do Brasil. Os visitantes podem escrever e editar verbetes com fotos, textos, links para sites de compartilhamentos de vídeos e publicações, em diversas categorias: grupos, escolas, profissionais da dança, companhias, e outros. O Dança em Rede apresenta textos informativos sobre a dança do Brasil e exterior, com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso à esta arte.
Seja um colaborador
A plataforma é aberta a todos os interessados. Você pode participar incluindo ou completando verbetes existentes. Para isso, basta se cadastrar gratuitamente em nosso sistema.
Verbete do dia
Cristina Cabral
Categoria: Profissionais da dança
Atividade atual: Coreóloga do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Cidade natal: Rio de Janeiro - Rio de Janeiro (Brasil)
Nascimento: 23/02/1953
Biografia:
Cristina Cabral, atual coreóloga do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, formou-se pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa em 1970.           Iniciou seus estudos com Slava Goulenka, aperfeiçoando-se com Consuelo Rios, Gerry Maretzky, Eric Valdo, Tatiana Leskova e também com o Método da Royal Academy of Dance.

Possui Graduação em Fisioterapia pela Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro - ABBR, 1973. Foi aprovada como bailarina no concurso para o Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 1974, e em 1977 para Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Estudou no Benesh Institute em Londres, de 1981 a 1982, estagiando na Royal Ballet com Mônica Parker e  formando-se em 1985, depois de trabalhar dois anos como coreóloga no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Recebeu seu A.I. Coreologia (Associate Member of the Benesh Institute, numero 102) em 1987.

É Pós-graduada em Terapias Corporais-Fundamentos Teóricos em 2002, pelo Instituto de Medicina e Reabilitação, apresentando a monografia: Dança, Expressão e Ritmo com Análise das Caminhadas dos Bailarinos pelo Sistema Benesh Movement Notation.
 
Principais trabalhos:
*1972- Estagiou no Corpo de Baile do TMRJ em “Giselle”, música de Adolphe Adam, coreografia Jules Perrot e Jean Coralli em nova montagem de Tatiana Leskova.
    Participou do Ballet Jovem, direção Marcelo Coêlho e Edmundo Carijó.
*1974- Integrou o elenco da primeira produção do Ballet “Quebra Nozes”, coreografia Dalal Achar, música de Tchaikovsky, com Associação de Ballet do Rio de Janeiro.

Como bailarina do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, de 1974 a 1980:  

ano    /     ballet/    música / coreógrafo

-1974 “Romeo e Julieta” /Sergio Prokofieff/ Oscar Araiz. 
-1974 “Descobrimento do Brasil” / Heitor Villa Lobos / Tatiana Leskova.
-1975 II Ato Lago dos Cisnes / Tchaikovsky / D’aprèsPetita-Ivanov / Jorge Garcia.
-1977 “Maracatu” / Música da Folcore Brasileiro / Johnny Franklin.
-1978 “Lago dos Cisnes”/Pyotr Ilyich Tchaikovsky/D’après Petipa-Ivanov/Jorge Garcia.
-1979 “Giselle” / Adolphe Adam / D’après Coralli-Perrot / Jorge Garcia.
-1979 “Paquita” / Ludwig Minkus / Jorge Garcia.
-1978 e 1979 “Triunfo de Afrodite” / Carl Orff/Milko Aparemblek, remontagem Jean-Marie Dubrul. No papel da irmã como solista. 
-1979 “Petrouchka / Igor Strawinsky / Michel Fokine, remontagem sob a supervisão pessoal de Yurek Lazowsky. Dançando uma das ciganas.
-1979 “Magnificat” / J.Sebastian Bath / Oscar Araiz, remontagem Emílio Martins e Irene Orazem. Dançando Magnificat Anima Mea, doze casais, Fecit Potentiam, oito moças e o Glória toda elenco.
-1980 “Catulli Carmina” / Carl Orff / Renato Magalhães.
-1980“Micaretas” / McCoy Tyner, Gismont, Paterson, Steve Reich, Third Ear Band/Victor Navarro. Coreografia inspirada em aspectos do comportamento humano.
-1980 “Olhos de Degas” / Claude Debussy/Jean-Marie Dubrul.
-1980 “Amostragem” / Antonio Vivaldi / Ceme Jambay. Solista no quinto movimento.
-1980“Quincas Berro D’Água/ Francisco Mignome / Gilberto Motta. Dançava uma das três protitutas do segundo movimento.
-1980 “Sarau de Sinha” / A.Alencar Pinto / Dennis Gray. Libreto G. Figueiredo. 


Como Coreóloga:


De 1983 até a presente data, vem participando de algumas montagens e remontagens no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
O trabalho na função de coreóloga tem algumas etapas: 
1. Participação nos ensaios para aprendizado da coreografia e estilo do coreógrafo, escrevendo um bom rascunho.
2. Anotação em BMN(Benesh Movement Notation), com auxílio do vídeo e do rascunho dos ensaios. 
3. Tempo para estudo da partitura de BMN, para uma remontagem do Ballet.
 
 Primeiramente foi convidada para ser assistente de Faith Worth na remontagem de “La Fille Mal Gardée”, coreografia Sir Frederick Ashton, música de Herold, remontando em 1985 com parceria de Emílio Martins e partitura do Ballet vinda de Londres e repetindo em 1995 com Alexandre Grant, Emílio Martins e Faith Worth. 

- De 1985 a 2012:  O Quebra Nozes, música de Tchaikosvsky, grande sucesso da coreógrafa Dalal Achcar, que  vem sendo remontado por Maria Luisa Noronha para o Theatro Municipal do Rio de Janeiro.  Foi  convidada pela coreógrafa em 2012, para o papel da governanta, Frau Gertrude na casa dos Von Stahlbaum.


- 1983 Como coreóloga, escreveu  em Master Copy, o ballet “Gabriela”, coreografia de Gilberto Motta, musica de Edu Lobo, inspirado no livro de Jorge Amado do mesmo nome, remontado em 1985 e 1986, colaborando com ocoreógrafo e agraciada com carta de recomendação do mesmo.

- “Concerto” 1986, coreografia de Rodrigo Pederneiras, música de Prokofieff. 

-“Lago dos Cisnes” 1988, música de Tchaikosvsky, coreografia de Petipa, Ivanov, adaptação e montagem de Eugênia Feodorova. Remontado em 2003 por D. Eugênia, colaborando com Sônia Villela nos ensaios com anotações em BMN, corpo de baile e solistas do II e IV Ato.

-1990 “La Sylphide”, coreografia de Pierre Lacote, música de Jean-Madeleine Schneitzoeffer, remontado em 1997 e 1998 por Elisabeth Platel, escreve o II Ato, colaborando com os ensaios.

- 1993, 1999 e 2002 Coppélia/ Léo Delibes/ Henrique Martines,vem sendo remontado por Maria Luisa Noronha, anotação da Mazurka e Czardas em BMN, colaborando nos ensaios.

- 1998 “Jeune homme”, coreografia de Uwe Scholz, música de Amadeus Mozart, escrito e remontado pela coreóloga Tatiana Thierbach, em 1998, 1999 e 2000, ensaiando usando a partitura da colega.


- 1996 “Le Sacre du Printemp” / Igor Stravinsky/ Vaslav Nijinsky, libreto de Nicolas Rerich ( 1874- 1947) remontado por Millicent Hodson para TMRJ. Repetindo em 1997, ensaiando o Corpo de Baile, com os comprimentos do diretor Jean Yves Lormeau. Escalada para colaborar com Millicent Hodson na remontagem do Ballet, para a  temporada no TMRJ, outubro de 2013, comemorando 100 anos da estreia do ballet.

- 2000 “Bela Adormecida” / Tchaikovsky/ Jean Yves Lormeau com base Marius Petipa, conto de Charles Perrault e gravuras de Gustave Doré, remontado por Jaroslav Slavick e Katerina Slavie. Anotações das Dríades em BMN, colaborando com ensaios com Sônia Villela.

- 2000 “Capricho”, coreografia de Tíndaro Silvano, música de Niccolo Paganini, escreveu em BMN, colaborando nos ensaios com Slawa Muchmedow, apresentado XI Congresso de Oftalmologia, aniversário do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e no Teatro Municipal de Petrópolis.

- 2001 “Lago dos Cisnes” / Piotr Ilch Tchaikovsky/ Natalia Makarova, D’Après Petipa e Ivanov. Assistente Olga Evreinoff, coreóloga Lyn Vella Gatt. Colaboração nos ensaios e anotação em BMN do trecho inédito do IV Ato, servindo de material de consulta.

- 2002 “Romeo e Julieta” / Serghei Prokofiev/ Vladimir Vasiliev e remontagem. O drama de Shakespeare, regida pelo lendário maestro, Mstislav Rostropovitch. Ensinando com Boris Storojkov alguns passos da coreografia para o corpo de baile, com auxílio do vídeo, antes da chegada de Vladimir. Participando como assistente de ensaio.

- 2003 “Onegin”/ Piotr Ilich Tchaikovsky/ John Cranko. Remontado por Jane Bourne, Richard Cragun e Marcia Haydée, musa inspiradora do coreógrafo. Participando como assistente da coreóloga Jane Boune.


- 2005 “Criação” / Joseph Haydn/ Uwe Scholz, remontado por Tatjana Thierbach no TMRJ. Em 2006 colaborou nos ensaios com Gisele Santoro e Manoel Francisco para o Festival de Dança de Joinville. Em 2012 foi remontado por Laura Popelka e Ivaylo Iliev, colaborando nos ensaios.

- 2011 “Romeo e Julieta” / Sergei Prokofieff / remontagem Márcia Haydée, Richard Cragun e Tierry Michel, colaborando com Tierry nos ensaios.

Outros Trabalhos em BMN:

1985 – Catálogo de Comemoração de 30 anos do Método da Escrita, Benesh Movement Notation. Juntamente com 82 coreógrafos e produtores de Ballets do mundo da dança.


-1991 - Publicação de passos de samba escritos em Benesh Movement Notation no livro, “Dança do Samba” José Carlos Rego. 

-1996 - Participação do Laboratório de Dança, coordenação Helena Katz em São Paulo, com amostra de partitura de dança em 1996.

 -1998 A convite de Lourdes Carijó, professora do Curso de Iniciação em Coreologia pelo método Benesh Movement Notation, criando uma apostila para dar para os alunos, promovido pelo Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado do Rio de Janeiro. 


-2009 Noções sobre coreologia pelo método BMN para o Ballet Jovem Deanima Cia de Dança. Direção Richard Cragun, coreógrafo Roberto de Oliveira.

-  2010 Anotação em BMN, um minuto, para Stacatto Cia de Dança Contemporânea do coreógrafo Paulo Caldas no Centro Coreográfico.

Desde 2010, a convite da Professora Beth Oliosi, vem ministrando aulas de noções do método BMN para as alunas do segundo médio da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, sob a direção de Maria Luisa Noronha.

De 2007 até a presente data, vem participando como bailarina convidada em Recitais do pianista Itajara Dias e também no Projeto: “Piano na Rua”.

Em 2012 , se apresentou nos 40 anos do Projeto Aquarius, “O Maracatu de Chica Rei” (Bailado), com coreografia de Eric Frederic e  direção Artistica e Concepção de  Carla Camurati, sendo  Solista no papel da Baiana com partner Pedro Quaresma.  



 
Videografia:
2009 – Dança com castanholas / Granados, pianista Itajara Dias: http://www.youtube.com/watch?v=0bWJ6TrwLGo&feature=youtu.be

2012- ProjetoAquarius- Orquestra Sinfônica Brasileira: 40ANOS-Quizomba: http://www.youtube.com/watch?v=f97jvTCu358
Links:
2013- A convite da professora Beth Oliosi, entrevista “Conheça a coreóloga Cristina Cabral!”  realizada pelas formandas Victoria Nobre e Marta Batista, para o Blog Tour en L’air da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa:   
http://tourenlaireedmo.blogspot.com.br/2013/09/conheca-coreologa-cristina-cabral.html





(Liana Vasconcelos | SPCD Pesquisa)

Cristina Cabral em “Dança com castanholas”, 2011
Foto: Alice Bravo

“Piano com flamenco” - Recital do pianista Itajara Dias no Teatro Municipal de Niterói, 2010
Foto: Alice Bravo

Em 2010, durante a temporada da “Ópera Romeu e Julieta” no Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Foto: Joana Schroeder

Cristina Cabral em cena, no Teatro Municipal de Niterói
Foto: Alice Bravo

Cristina Cabral (suspensa, de peruca branca) no Projeto Aquarius 2012, com a Orquestra Sinfônica Brasileira, na Praia de Copacabana.
Foto: Acervo pessoal
Rua Três Rios 363 | 1º andar| Bom Retiro
São Paulo | SP | CEP 01123-001
Tel: +55 11 3224-1380

Website desenvolvido por VAD