Secretaria da Cultura

go!
Cadastro para Jornalistas
Nome:
Email:
Veículo:
Função:
Endereço:
Cidade: Estado: Cep:
Telefone:
Cadastro para Jornalistas


Solicitação de cadastro enviada com sucesso!
Em breve faremos contato.
E-mail:
Senha:
Dança em rede
O que é
Dança em Rede?
Uma enciclopédia colaborativa online da dança, que busca conhecer e divulgar a dança do Brasil. Os visitantes podem escrever e editar verbetes com fotos, textos, links para sites de compartilhamentos de vídeos e publicações, em diversas categorias: grupos, escolas, profissionais da dança, companhias, e outros. O Dança em Rede apresenta textos informativos sobre a dança do Brasil e exterior, com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso à esta arte.
Seja um colaborador
A plataforma é aberta a todos os interessados. Você pode participar incluindo ou completando verbetes existentes. Para isso, basta se cadastrar gratuitamente em nosso sistema.
Verbete do dia
Ânima Companhia de Dança
Categoria: Grupos de dança
Ano de criação: 1991
Contato: Eva Schul
Telefone: (51) 3331-5025
E-mail: evaschul@yahoo.com.br
Endereço: Rua Mariante, 1061/601
Bairro: Rio Branco
Cidade: Porto Alegre - Rio Grande do Sul (Brasil)
Diretor/Coreógrafo: Eva Schul
História
A Ânima Cia. de Dança foi criada por Eva Schul, em 1991, em Porto Alegre. Ao fundar a companhia, Eva Schul já era reconhecida como coreógrafa e possuía um repertório de obras coreográficas que serviram de base para a montagem das primeiras produções do grupo. Desse modo, as produções da Ânima Cia. de Dança apresentam temas diversos, que vão desde a remontagem de obras do repertório da coreógrafa (“Perfil”, “Panos”, “Dar carne à memória” I e II), passando pela inspiração em obras literárias (“Caixa de Ilusões” e “Salamanca do Jarau”), pela abordagem das relações humanas na sociedade contemporânea (“Tons, “Dança da Dúvida”, “Relações”, “De um a cinco”, “Tão longe, tão perto”) e pelo estudo dos princípios do movimento (“Catch, ou como segurar um instante”).

A companhia mostrou seus trabalhos em diversas cidades do estado do Rio Grande do Sul (Pelotas, Santa Maria, Alegrete, Dom Pedrito, Caxias do Sul) e em outros estados (Paraná, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco). A Companhia também recebeu diversos prêmios, como o Prêmio de Circulação Nacional do Projeto Em Cena Brasil Funarte (2001) e o Caravana Funarte (2005), o Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança/2009 e 2010. Também foi agraciada com o Troféu SATED/RS, em 1992, de melhor espetáculo, melhor coreografia e melhor direção, os Prêmios Açorianos de Dança de melhor cenário e melhor música em 1994, de melhor coreografia em 2006 e em 2010 e de melhor espetáculo e produção em 2010.

Na Ânima Cia. de Dança há uma afinidade entre os procedimentos de criação e a formação e o treinamento técnico dos bailarinos, pois é necessário que os bailarinos conheçam e pratiquem a técnica de dança proposta por Eva Schul. A criação coreográfica, nesses casos, se faz prioritariamente pelo modo de trabalhar – e recriar – o corpo e o movimento, através da participação ativa dos bailarinos nos processos de criação coreográfica.
Principais trabalhos
1991 - Estória para Surdos
1992 - Perfil
1993 - O Fio Partido
1993 - Ser Animal,
1993 - O Convidado
1994 - Caixa de Ilusões
1994 - Tons
1995 - Discreto Charme
1997 - Dança da Dúvida
1998 - Missa Crioula
2001 - De Um a Cinco
2002 - Na quina do tempo
2002 - Salamanca do Jarau
2003 - Catch ou como segurar um instante
2008 - Tão longe, tão perto
2010 - Dar carne à memória I e II
2012 - Vestido como parece
Bibliografia existente
DANTAS, Mônica Fagundes; SCHUL, Eva. Apontamentos para uma reflexão sobre a dança contemporânea ao sul do Brasil a partir do Projeto Dar carne à memória. In XAVIER, Jussara; MEYER, Sandra; TORRES, Vera. Histórias da Dança. Florianópolis: UDESC, 2012, p. 101-120.
DANTAS, Mônica Fagundes. Desejos de memória: procedimentos de recriação de coreografias de Eva Schul. Cena, n. 11, 2012. 
SANTOS, Katia Kalinka Alves. Um olhar sobre três obras. 2004. Monografia (Especialização). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2004.
Videografia
http://taotaodanca.com/anima-cia-de-danca/
http://darcarneamemoria.wordpress.com/
http://www.youtube.com/watch?v=DA84__pE6AI
http://www.youtube.com/watch?v=cQk7cSx5YoY
Links:
http://taotaodanca.com/teaser-do-espetaculo/





(Po Mônica Fagundes Dantas| SPCD Pesquisa)

Espetáculo Dar Carne à Memória I (2010), coreografia Um Berro Gaúcho, de Eva Schul. Fotografia Sofia Schul.

Espetáculo Dar Carne à Memória I (2010). Coreografia Catch ou como segurar um instante, de Eva Schul. Fotografia Sofia Schul.

Tão Longe, Tão Perto (2008). Coreografia de Eva Schul, em colaboração com Viviane Lencina e Renata de Lélis. Fotografia Jorge Bueno.
Rua Três Rios 363 | 1º andar| Bom Retiro
São Paulo | SP | CEP 01123-001
Tel: +55 11 3224-1380
REALIZAÇÃO:

Website desenvolvido por VAD