Secretaria da Cultura

go!
Cadastro para Jornalistas
Nome:
Email:
Veículo:
Função:
Endereço:
Cidade: Estado: Cep:
Telefone:
Cadastro para Jornalistas


Solicitação de cadastro enviada com sucesso!
Em breve faremos contato.
E-mail:
Senha:
Dança em rede
O que é
Dança em Rede?
Uma enciclopédia colaborativa online da dança, que busca conhecer e divulgar a dança do Brasil. Os visitantes podem escrever e editar verbetes com fotos, textos, links para sites de compartilhamentos de vídeos e publicações, em diversas categorias: grupos, escolas, profissionais da dança, companhias, e outros. O Dança em Rede apresenta textos informativos sobre a dança do Brasil e exterior, com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso à esta arte.
Seja um colaborador
A plataforma é aberta a todos os interessados. Você pode participar incluindo ou completando verbetes existentes. Para isso, basta se cadastrar gratuitamente em nosso sistema.
Verbete do dia
Escola de Dança de Paracuru
Categoria: Escolas
Ano de criação: 2003
Cidade: Ceará (Brasil)
Diretor/Coreógrafo: Flávio Sampaio
Tipo: publica
Formato: livre/profissionalizante
Oferece bolsa: sim
História
A Escola de Dança de Paracuru nasceu do sonho de 10 jovens que se reuniam na praça da cidade litorânea cearense para dançar forró, tendo como acompanhamento um pequeno equipamento de som.

Para melhorar a performance, procuraram o bailarino Flávio Sampaio, que era da terra e, à época, atuava em Fortaleza. Acreditando no potencial dos jovens, o renomado bailarino e professor aceitou o desafio, capacitou os jovens em outras técnicas de dança e, em 2003, criou a Paracuru Companhia de Dança que se apresenta regularmente em festivais locais e nacionais.

O interesse pelo projeto cresceu entre os moradores da cidade e a procura por vagas mostrou a dificuldade para manter a estrutura física, fornecimento de uniformes, sapatilhas e lanches. A Associação Dança, Arte e Ação foi criada para dar sustentação às ações de cunho social e profissionalizante.

Os alunos recebem gratuitamente uniforme de circulação, uniforme de prática cênica, sapatilhas, mochila, figurinos para apresentações e lanche. Os alunos que residem nos distritos vizinhos almoçam na instituição. São oferecidos ainda tratamentos dentário, médico e psicológico. 

Todos os bailarinos que passaram pela formação da Paracuru Companhia de Dança, e hoje atuam como professores das diversas disciplinas oferecidas pelo projeto, são egressos da Escola. 
Professores, coordenadores
Direção Geral e Pedagógica: Flávio Sampaio

Produção executiva: Paulo Victor Gomes Feitosa e Mardonio Barros

Coordenação Administrativa: Leda S. Cordeiro e Berenice Feitosa.

Professores: Alexandro Santiago, Eduardo Teixeira, Itatiana Alves, Jefferson Freitas, Jocasta de Castro, Miliane Moura, Rochele Conde e Wanderson de Sousa.

Monitores: Jamerson Renan, Felipe Feitosa, Robson dos Santos, Natany Dehinne e Joab Tafarel.
Cursos oferecidos
Formação de Bailarinos
Aulas de musicalização, ballet clássico, terminologia do ballet, jazz, barra ao solo, dança moderna, dança contemporânea, interpretação teatral, capoeira, folguedos populares, danças sociais, contato e improvisação, anatomia e cinesiologia, história das artes, história da dança, filosofia, oficinas de criação coreográfica e estágio supervisionado. Nesse curso também são realizadas oficinas de socialização e cidadania, sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, drogatização e discutidos problemas comuns na adolescência. De forma transversal, ética e estética.

Capacitação de Multiplicadores
Atende a alunos egressos do Curso de Formação de Bailarinos. O conteúdo desse curso consiste em disciplinas ligadas à pedagogia do ensino da dança, noções de libras e 100 horas de estagio supervisionado.

Capacitação de Coreógrafos
Com alunos oriundos do Curso de Formação de Bailarinos, que foram selecionados através das Oficinas de Criação Coreográficas. Os conteúdos oferecidos são: princípios de Laban, improvisação, composição coreográfica e prática de criação.

Videodança
18 alunos do Curso de Formação de Bailarinos e do Curso de Capacitação de Coreógrafos que demonstrem interesse no uso de tecnologia.

Dança para Portadores de Necessidades Especiais
Aulas de dança que atendem a 70 alunos portadores de necessidades especiais (deficientes visuais, auditivos, intelectuais e portadores de Síndrome de Down), ministradas como parte do estágio do Curso de Capacitação de Multiplicadores.
Processo seletivo
Para ingressar na Escola de Dança de Paracuru, o aluno deve ter entre 8 e 12 anos e se submeter a uma avaliação física, artística e médica.

Com trinta vagas anuais, a Escola chega a receber cerca de 950 inscrições. Destes, 48% dos alunos residem na sede do município de Paracuru, 34% em um assentamento do Movimento Sem Terra e 18% vêm de diferentes distritos e são transportados pelos ônibus escolares – uma parceria com a prefeitura do município.

Links:
http://www.escoladedancadeparacuru.com.br


por Elisa Parente | SPCD Pesquisa

Bailarinas em sala de aula com o educador: formação profissionalizante. Foto: Divulgação

As aulas da escola são baseadas em ação educativa de caráter social. Foto: Divulgação
Rua Três Rios 363 | 1º andar| Bom Retiro
São Paulo | SP | CEP 01123-001
Tel: +55 11 3224-1380

Website desenvolvido por VAD