Secretaria da Cultura

go!
Cadastro para Jornalistas
Nome:
Email:
Veículo:
Função:
Endereço:
Cidade: Estado: Cep:
Telefone:
Cadastro para Jornalistas


Solicitação de cadastro enviada com sucesso!
Em breve faremos contato.
E-mail:
Senha:
Dança em rede
O que é
Dança em Rede?
Uma enciclopédia colaborativa online da dança, que busca conhecer e divulgar a dança do Brasil. Os visitantes podem escrever e editar verbetes com fotos, textos, links para sites de compartilhamentos de vídeos e publicações, em diversas categorias: grupos, escolas, profissionais da dança, companhias, e outros. O Dança em Rede apresenta textos informativos sobre a dança do Brasil e exterior, com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso à esta arte.
Seja um colaborador
A plataforma é aberta a todos os interessados. Você pode participar incluindo ou completando verbetes existentes. Para isso, basta se cadastrar gratuitamente em nosso sistema.
Verbete do dia
Tânia Agra
Categoria: Profissionais da dança
Atividade atual: Figurinista de dança
Cidade natal: Itabuna - Bahia (Brasil)
Nascimento: 26/03/1949
Biografia:
É coreógrafa, professora de balé, jazz e figurinista de dança. Mantém seu ateliê no Rio de Janeiro desde 1989, atendendo a várias Companhias de Dança e Escolas de Ballet do Brasil e do exterior.

Concebeu figurinos para as mais famosas peças de balé clássico: A Bela Adormecida, O Quebra Nozes, O Lago dos Cisnes, Don Quixote, Giselle, Raymonda, La Bayadère, O Corsário, e também para diversas peças de Dança Contemporânea. 

Trabalhou em diversas produções de coreógrafos como Carlos Moraes, Eleonora Oliosi, Regina Sauer, Victor Navarro, Ricardo Scheir, Heron Nobre, Jorge Teixeira, Henrique Talmah, João Wlamir entre outros.
 
Principais trabalhos:
Em 2003, foi convidada pelo Festival Internacional de Dança de Joinville para apresentar, pela primeira vez no Brasil, um desfile e uma exposição de trajes para Balé de Repertório, resultado de uma pesquisa sobre o figurino na Dança. O mesmo trabalho foi exposto no evento “Tempo de Arte” em Uberlândia, Minas Gerais, a convite do coreógrafo Tíndaro Silvano.

Foi figurinista responsável pelos trajes da exposição de fotografia em Lisboa, do fotógrafo de dança Alceu Bett. É a responsável pelos trajes do acervo particular das primeiras bailarinas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo e Áurea Hammerli.

Desde 2005, cria e concebe figurinos exclusivos da Cia Brasileira de Ballet / RJ, para todo seu repertório clássico tradicional bem como para seu repertório contemporâneo. 

Realizou palestras sobre o Figurino na Dança no SESI MINAS em Belo Horizonte e no BALLACE Festival de Ballet Clássico em Salvador, Bahia, em 2007.

Em 2008 criou figurino para a Cia Jovem da Escola do Teatro Bolshoi do Brasil.

Em 2011 executa o figurino para a peça “O Lado B” do Grupo de Dança Dissídio Coletivo – DC, sob direção de João Wlamir.

Em 2010, trabalhou junto ao coreógrafo Ben Huys na parte de figurino, durante a remontagem de “Theme and Variations “ de Balanchine  e em 2012 executa o figurino do Grand Pas de Deux de “Don Quixote” para a São Paulo Companhia de Dança.

Em 2013 cria os figurinos de Ana Botafogo para montagem do espetáculo “Cisnes” da Studio3 Cia de Dança, dirigido por Anselmo Zolla.

Atualmente é convidada para participar de diversos Festivais de Dança como comentarista de figurinos.
 
Links:
http://taniaagra-atelie.com

https://www.facebook.com/atelie.taniaagra







(Liana Vasconcelos | SPCD Pesquisa)

Tânia Agra
Foto: Acervo pessoal



Figurinos do Ballet Giselle elaborados por Tânia Agra para a Cia Brasileira de Ballet
Foto: Rbuas
Rua Três Rios 363 | 1º andar| Bom Retiro
São Paulo | SP | CEP 01123-001
Tel: +55 11 3224-1380

Website desenvolvido por VAD