Secretaria de Cultura e Economia Criativa
bandeira Espanha bandeira Inglaterra
-A A+
WCAG2A-Conformance
São Paulo companhia de Dança Associação Prodança

MEMÓRIA

Dança em Rede

Quero me cadastrar
Uma enciclopédia colaborativa online, que busca conhecer e divulgar a dança do Brasil. Os visitantes podem escrever e editar verbetes com fotos, textos, links para sites de compartilhamentos de vídeos e publicações, em diversas categorias: grupos, escolas, profissionais da dança, companhias e outros. O Dança em Rede apresenta textos informativos sobre a dança do Brasil e do exterior, com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso à esta arte.
Verbete do dia

Maria do Carmo Poggi

Categoria: Profissionais da dança
Atividade atual: Diretora do Ballet Etude Seasons
Cidade natal: São Paulo - São Paulo (Brasil)
Nascimento: 02/03/1976

Biografia

Cursou ballet clássico e piano, diplomando-se no Conservatório Dramático e Musical Carlos Gomes, na cidade de Ribeirão Preto, S.P; é diplomada pela Escola Municipal de Bailados de São Paulo; certificada pela Royal Academy of Dancing, em Londres, tendo participado da Assembly for Teachers; cursou Classical Ballet Classes no Centre de Dance International Rosella Hightower, França; diplomada em Educação Física pela UNAERP, com pós-graduação em ginástica rítmica; pós-graduação em Psico-Dança pela U.S.P; Participou do I e II Congresso Nacional da Dança e do I Congresso Sul Americano da Dança, no Rio de Janeiro; cursou também: Sapateado, Afro-Jazz, Dança Espanhola, Jazz, História da Arte e da Dança, Expressão e Comunicação corporal, Fisioterapia e Parapsicologia; foi proprietária e Diretora Artística da Escola Arte e Cultura Ballet Dacai, de Ribeirão Preto.

Foi bailarina formal do corpo de baile do Conservatório Dramático e Musical Carlos Gomes, tendo se apresentado no Teatro Municipal de Ribeirão Preto e no Teatro Pedro II. Foi bailarina solista, partner de Carlos Aguero; Concerto de Saint Prex; Morte do Cisne; Kitri, em Dom Quixote; Grandes Cisnes, em O Lago dos Cisnes; Rainha da Neve, em O Quebra-Nozes; solista em Grande Tarantela, em São Paulo entre outros.

Maria do Carmo é Mentora da Royal Academy of Dance, formando novos professores registrados e filiados à RAD, do DF e entorno, orientando através do programa intensivo Certificate in Ballet Teaching Studies;

É diretora do Ballet Etude Seasons e ensaiadora do Corpo de Baile da escola.
Criou coreografias que foram aprovadas para apresentações no Disney Performing Arts, em Disney Springs, e Universal Stars Performance Program, na Universal Studios, em Orlando. Em 2013, suas coreografias passaram na seleção do Tanzolymp, em Berlim e, por intermédio de Maria, os bailarinos tiveram acesso a workshops com Nina Ananiashvili e Vladimir Malakhov e, em Londres, proporcionou  aulas junto a Royal Academy of Dance e workshop na Pineapple.

Coreografias, figurino e cenografia premiados em Brodowski, no Festival Clássico e Folclórico; recebeu a Homenagem ao Desempenho Artístico em Ballet Clássico em 2º lugar duas vezes e em 1º lugar, em Ribeirão Preto – SP; seus alunos conquistaram premiações e participações em diversos festivais do Brasil, como Dançaraxá, Dança em Caldas, Passo de Arte e Festival de Dança de Joinville.

Ministrou cursos de Ballet Clássico, Ballet Moderno,Terminologia e Codificação, Conhecimentos Biopsíquicos Aplicados à Dança, Expressão Corporal, Dança Moderna, Anatomia e Fisiologia na Escola Artístico Cultural Pirassununga; foi professora de ballet clássico como reforço para alunos da Escola Maria Olenewa, no Rio de Janeiro. 

Realizou apresentação em parceria com o Projeto Casa sem Porta, no Rio de Janeiro; idealizou o Projeto Arte Para Todos, em Brasília, projeto de cunho social que teve 4 edições. 

Teve como principais mestres Joshey Leão e Marília Franco, primeiros bailarinos do Teatro Municipal de São Paulo; Jean Marie Dubrul, Ana Lazaro, Jacques D’Amboise, Sir. Anton Dolin, Renan Costelon, Eduardo Sussena, Aracy Evans e Ricardo Ordones.

São Paulo Companhia de Dança
Rua Três Rios 363  •  1º andar  •  Bom Retiro  •  São Paulo  •  SP  •  01123-001  •  Tel: +55 11 3224-1380
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 19h00 e Sábado, das 10h00 às 14h00

SPCD
Histórico
Direção Artística
Bailarinos
Audições
Expediente
PRODUÇÃO
Criações
Remontagens
Circulação de
Espetáculos
Programas de Sala
EDUCATIVO
Inscrições
Espetáculo
Gratuito
para Estudantes
e Terceira Idade
Palestra para
os Educadores
Oficinas de Dança
Seminário
Internacional
de Dança
Ateliê
Internacional
SPCD
Brincadeiras
de Dança
MEMÓRIA
Dança em Rede
Figuras da Dança
Dança em
Construção
Livro de Ensaios
Exposições
Fotográficas
COMUNICAÇÃO
Acessibilidade
comunicacional
Releases
Fotos para
download
Na mídia
Cadastro de
imprensa
ASSINATURAS
Seja um assinante
Temporada 2019
Temporada 2018
Temporada 2017
Temporada 2016
Temporada 2015
Temporada 2014
Temporada 2013
AGENDA
TRABALHE
CONOSCO
Vagas disponíveis
Compras
Contratações
Envie seu Currículo
PRÓ-DANÇA
Sobre o Pró-Dança
Conselheiros
e Diretoria
Estatuto
Relatórios
e Balanços
Capezio
Plie
Balletto
CBN
Transparência APD/SPCD
Ouvidoria da Sec. de Estado da Cultura
Portal Transparência Cultura
Contador Amigo