bandeira Espanha bandeira Inglaterra
São Paulo companhia de Dança Associação Prodança

MEMÓRIA

Dança em Rede

Quero me cadastrar
Uma enciclopédia colaborativa online, que busca conhecer e divulgar a dança do Brasil. Os visitantes podem escrever e editar verbetes com fotos, textos, links para sites de compartilhamentos de vídeos e publicações, em diversas categorias: grupos, escolas, profissionais da dança, companhias e outros. O Dança em Rede apresenta textos informativos sobre a dança do Brasil e do exterior, com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso à esta arte.
Verbete do dia

Polígono

Categoria: Coreografia
Ano de estréia: 2008
Local de estréia: Caraguatatuba (Brasil)
Duração: 30 min.
Grupo: São Paulo Companhia de Dança
Coreógrafo: Alessio Silvestrin

Sinopse

Alessio Silvestrin elaborou a dramaturgia da cena a partir da Oferenda Musical de Johann Sebastian Bach, exemplificando nos movimentos a estrutura da música. Assim como na construção contrapontística da música, a criação coreográfica elabora motivos que são enunciados e retomados pelos muitos corpos dançantes, em tempos e configurações variadas. Bach compusera a Oferenda em resposta a um desafio posto pelo Rei da Prússia Federico II, e essa resposta, de intrigante beleza, se mostra reiteradamente rica em sentidos possíveis, com um mesmo tema elaborado de diversas formas.

Polígonos são formas geométricas de igual número de lados e ângulos – traços que se encaminham para diferentes direções e cujo encontro, todavia, compõe um corpo geométrico organizado e coeso. Assim é Polígono: o contraponto estabelece a relação ao mesmo tempo de concordância e discrepância entre as vozes musicais, com um mesmo motivo enunciado com variações de tempo e maneira. Da mesma forma, na coreografia, um mesmo material temático se desenvolve de distintas maneiras, em oposições que confluem, não obstante, para esse mesmo tema, em desenvolvimentos a um só tempo dissonantes e consonantes.
 
Silvestrin criou esta versão para a estreia da SPCD, com duração de 60 minutos, e em 2010 criou uma versão revisitada, de 30 minutos.

Mini Biografia do Coreógrafo

Alessio Silvestrin nasceu na Itália em 1973, graduado na Académie de Dance Classique Princesse Grace de Monte-Carlo, continua a sua formação na Ecole-Atelier Rudra Béjart Lausanne. Estudou no Conservatório de música A. Pedrollo de Vicenza, na Académie de Musique Prince Ranier III de Monte Carlo e participa como compositor da nova escola de música tricordale sob a direção do Maestro Francesco Valdambrini. Foi bailarino e coreógrafo no Béjart Ballet Lausanne, dirigido por Maurice Béjart, no Ballet da Ópera National de Lyon, dirigido por Yourgos Loukos, no Ballet de Frankfurt, dirgido por William Forsythe e é bailarino convidado da Forsythe Company. Trabalha como coreógrafo e bailarino convidado junto a companhias e festivais internacionais. Desde 2003 reside no Japão como artista independente, envolvido em vários tipos de atividades: criando coreografias, vídeos e música. Entre os seus trabalhos: dirigiu, coreografou e dançou Bluebeard’s Doors, criação cênica sobre o ato operístico de Béla Bartók: O Castelo de Barbazul, com realização do Aichi Arts Center de Nagoya; dançou, com o ator de teatro Noh Reijiro Tsumura, Ritrovare/Derivare na Bienal de Veneza; foi convidado, como único bailarino, para a instalação de William Forsythe Additive Inverse, apresentada em Tokyo na abertura da construção 21_21 Design Sight do arquiteto japonês Tadao Ando e apresentou seu vídeo Mikrokosmos no Ycam Yamaguchi Center for Arts and Media.

Videografia

http://www.youtube.com/watch?v=_0hO6_qCR0Y

Links

http://www.saopaulocompanhiadedanca.art.br/obras_ineditas.php

http://www.alessiosilvestrin.com/

(Pesquisa SPCD)
Polígono, de Alessio Silvestrin, criação para a São Paulo Companhia de Dança, 2008, bailarinas Ana Paula Camargo, Thaís de Assis e Irupé Sarmiento | Foto: Reginaldo Azevedo
Polígono, de Alessio Silvestrin, criação para a São Paulo Companhia de Dança, 2008, bailarinas Ana Paula Camargo, Thaís de Assis e Irupé Sarmiento | Foto: Reginaldo Azevedo
Polígono, de Alessio Silvestrin, criação para a São Paulo Companhia de Dança, 2008 | Foto: João Caldas
Polígono, de Alessio Silvestrin, criação para a São Paulo Companhia de Dança, 2008 | Foto: João Caldas
Alessio Silvestrin | Crédito: Tsuyoshi Nakajima
Alessio Silvestrin | Crédito: Tsuyoshi Nakajima
São Paulo Companhia de Dança
Rua Três Rios 363  •  1º andar  •  Bom Retiro  •  São Paulo  •  SP  •  01123-001  •  Tel: +55 11 3224-1380
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 19h00 e Sábado, das 10h00 às 14h00

SPCD
Histórico
Direção Artística
Bailarinos
Audições
Expediente
Programa Sala
Compartilhada
PRODUÇÃO
Criações
Remontagens
Circulação de
Espetáculos
Programas de Sala
EDUCATIVO
Inscrições
Espetáculo
Gratuito
para Estudantes
e Terceira Idade
Palestras de Dança
Oficinas de Dança
Seminário
Internacional
de Dança
Ateliê
Internacional
SPCD
Brincadeiras
de Dança
MEMÓRIA
Dança em Rede
Figuras da Dança
Dança em
Construção
Livro de Ensaios
Exposições
Fotográficas
COMUNICAÇÃO
Acessibilidade
comunicacional
Releases
Fotos para
download
Destaque
nas Mídias
11 anos
Cadastro de
imprensa
ASSINATURAS
Temporada 2020
Temporada 2019
Temporada 2018
Temporada 2017
Temporada 2016
Temporada 2015
Temporada 2014
Temporada 2013
AGENDA
TRABALHE
CONOSCO
Vagas disponíveis
Compras
Contratações
Envie seu Currículo
Manual de RH
Plano de Cargos
e Salários
PRÓ-DANÇA
Sobre o Pró-Dança
Conselheiros
e Diretoria
Estatuto
Código de Ética
Relatórios,
Balanços
e Contrato
de Gestão
Compras
Contratações
Relação anual
de prestadores
de serviços
/Contratos
Manual de RH
Plano de Cargos
e Salários
Perguntas
Frequentes
Capezio
Plie
Balletto
CBN
Contador Amigo