Secretaria de Cultura e Economia Criativa
bandeira Espanha bandeira Inglaterra
-A A+
WCAG2A-Conformance
São Paulo companhia de Dança Associação Prodança

MEMÓRIA

Dança em Rede

Quero me cadastrar
Uma enciclopédia colaborativa online, que busca conhecer e divulgar a dança do Brasil. Os visitantes podem escrever e editar verbetes com fotos, textos, links para sites de compartilhamentos de vídeos e publicações, em diversas categorias: grupos, escolas, profissionais da dança, companhias e outros. O Dança em Rede apresenta textos informativos sobre a dança do Brasil e do exterior, com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso à esta arte.
Verbete do dia

Trama Cia de Dança

Categoria: Companhias Profissionais
Telefone: (31) 3284-1092
E-mail: trama@tramaciadedanca.com.br
Endereço: Rua Padre Odorico, 48
Bairro: São Pedro
Cidade: Belo Horizonte - Minas Gerais (Brasil)

História

A Trama Cia. de Dança, fundada em 2007, surgiu como um coletivo de trabalho formado por jovens bailarinos e artistas visuais com o objetivo de mesclar suas experiências para difundi-las através da dança. Desde seu surgimento já criou e produziu três espetáculos de dança, duas intervenções urbanas e um espetáculo de rua.

Ao longo dos seus seis anos de existência, a Cia. tem firmado um paralelo entre a dança e as artes visuais, estabelecendo uma identidade para o grupo confirmada pelos trabalhos já desenvolvidos. O primeiro espetáculo da companhia, “Pequenas Punições Diárias” é inspirado no quadro de mesmo nome da artista plástica francesa Annette Messager. Estreou em 9 e 10 novembro de 2007 no Espaço Cultural Ambiente em Belo Horizonte - MG e foi reapresentado em fevereiro, maio e junho de 2008 e junho de 2011, também na cidade de Belo Horizonte.

Em 2009, ganhou o prêmio de ocupação dos espaços Caixa Cultural para apresentação na cidade de Curitiba - PR, nos dias 07, 08 e 09 de março do mesmo ano. Aprovado pelo edital Cena Minas, em 2010, foi apresentado para oito escolas públicas de Minas Gerais e três mil jovens.

Em agosto de 2011, a Trama participou do Edinburgh Fringe Festival, onde realizou doze apresentações deste espetáculo, sendo A Trama o único representante do Brasil. Durante a sua participação no festival criou e apresentou nas ruas de Edimburgo – Escócia, uma série de intervenções urbanas/performances inspirada no universo do espetáculo.  Em 2013, participou do Fringe de Curitiba com esse mesmo espetáculo.

O segundo espetáculo se chama “ORIGAMI”. A peça coreográfica perpassa as etapas minuciosas da criação de um origami, a arte japonesa de dobrar o papel. A estreia  aconteceu nos dia 03, 04 e 05 de abril de 2009, no Teatro Alterosa, com casa cheia, assim como na sua reapresentação em outubro de 2010.

O espetáculo foi indicado para o Prêmio Simparc nas categorias: Melhor Cenário; Melhor Iluminação e Bailarina revelação (Raíza Costa). O terceiro espetáculo denominado “Poesia para Colorir Papel com Dobra”, foi contemplado, em 2010, com o prêmio Klauss Vianna para sua produção e circulação.

O espetáculo foi criado a partir do desdobramento do segundo trabalho, ORIGAMI.  Sua estreia aconteceu em 12, 13 e 14 de 2010, no teatro Dom Silvério e realizou 10 apresentações em Belo Horizonte e Contagem. Com este espetáculo a Trama ganhou o prêmio de “Personalidade da dança mais marcante em 15 anos de Teatro Dom Silvério”.
A Cia. ainda possui a intervenção urbana “Endorfina”, que teve sua estreia em setembro de 2009, na Semana do deficiente físico, em Contagem - MG e o espetáculo de rua “Belleville 72”, apresentado pela primeira vez no projeto “Plataforma da Arte” do Sesc/MG, no dia 10 de agosto de 2012.
 
A Trama também é idealizadora de diversos projetos culturais dentre eles o projeto cultural "Arte no Cardápio", que atua na área de formação de público para as artes cênicas e proporciona mercado de trabalho para artistas na cidade de Belo Horizonte e região metropolitana.

Recentemente foi aprovada na Lei Federal de Incentivo à Cultura, para a circulação dos seus três espetáculos pelo estado de Minas Gerais e foi o grupo de dança que estreou a pauta de dança do Teatro Bradesco, juntamente com o artista independente Daniel Jaber. 

Principais trabalhos

"Pequenas Punições Diárias"
"Origami"
 “Poesia para Colorir Papel com Dobra”

Links

www.tramaciadedanca.com.br

https://www.facebook.com/trama.ciadedanca?fref=ts


​Por Flávia Brassarola Borsani (pesquisa SPCD)
Divulgação
Divulgação
O espetáculo
O espetáculo "Origami" foi desenvolvido através de criação coletiva com direção de Joelma Barros. Estreou no Teatro Alterosa nos dias 03, 04 e 05 de abril de 2009, tendo casa cheia e bilheteria esgotada com antecedência no último dia. Foto: Guilherme Cunha

"Origami". Foto: Guilherme Cunha

"Pequenas Punições Diárias" foi a primeira produção da Trama Cia. de Dança. Com criação coletiva e direção de Joelma Barros, estreou no Espaço Ambiente no dia 09 (em duas sessões) e 10 de novembro de 2007, sendo reapresentado no mesmo local, dia 22 de fevereiro do ano seguinte. Ainda no dia 31 de maio e 01 de junho de 2008, no Teatro Sagrado Coração de Jesus, e dias 07, 08 e 09 de março de 2009 no Teatro da Caixa em Curitiba, através do projeto de ocupação de espaço Caixa Cultural. Foto: Alessandra Haro

"Pequenas punições diárias". Foto: Alessandra Haro
O espetáculo de rua
O espetáculo de rua "Mudernos" foi criado coletivamente com direção de Joana Wanner e apresentado no dia 04/04/2008 no Projeto Passarela da Cultura - Rodoviária de Belo Horizonte, no dia 15/05/2008 na cidade Carmo do Parnaíba e em Agosto de 2008 no Centro Pedagógico da UFMG. Foto: Guilherme Cunha
São Paulo Companhia de Dança
Rua Três Rios 363  •  1º andar  •  Bom Retiro  •  São Paulo  •  SP  •  01123-001  •  Tel: +55 11 3224-1380
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 19h00 e Sábado, das 10h00 às 14h00

SPCD
Histórico
Direção Artística
Bailarinos
Audições
Expediente
PRODUÇÃO
Criações
Remontagens
Circulação de
Espetáculos
Programas de Sala
EDUCATIVO
Inscrições
Espetáculo
Gratuito
para Estudantes
e Terceira Idade
Palestra para
os Educadores
Oficinas de Dança
Seminário
Internacional
de Dança
Ateliê
Internacional
SPCD
Brincadeiras
de Dança
MEMÓRIA
Dança em Rede
Figuras da Dança
Dança em
Construção
Livro de Ensaios
Exposições
Fotográficas
COMUNICAÇÃO
Acessibilidade
comunicacional
Releases
Fotos para
download
Na mídia
Cadastro de
imprensa
ASSINATURAS
Seja um assinante
Temporada 2019
Temporada 2018
Temporada 2017
Temporada 2016
Temporada 2015
Temporada 2014
Temporada 2013
AGENDA
TRABALHE
CONOSCO
Vagas disponíveis
Compras
Contratações
Envie seu Currículo
PRÓ-DANÇA
Sobre o Pró-Dança
Conselheiros
e Diretoria
Estatuto
Relatórios
e Balanços
Capezio
Plie
Balletto
CBN
Transparência APD/SPCD
Ouvidoria da Sec. de Estado da Cultura
Portal Transparência Cultura
Contador Amigo