Confira nossa agenda e acompanhe de perto os
espetáculos da São Paulo Companhia de Dança
Próximos eventos
março, 2024
Acessibilidade
A SPCD disponibiliza no meio virtual diferentes conteúdos com recursos de acessibilidade, como audiodescrição, Libras e legendas em português. São vídeos que abordam a dança para as crianças, documentário sobre o funcionamento de uma companhia artística e workshop aberto a todos. Além disso, a São Paulo realiza espetáculos acessíveis como modo de ampliar o acesso à arte e à cultura para o público em geral.
Videodanças SPCD
Ao longo dos anos, a São Paulo Companhia de Dança tem desenvolvido diferentes obras clássicas e contemporâneas em um diálogo fino entre a dança, a música e o audiovisual. Alguns destas criações, que contam também com o entrosamento entre os artistas da SPCD e de outras instituições do Estado de São Paulo estão disponíveis gratuitamente para serem assistidas de modo online.
Vídeos
Gala Clássica
Nkali
Marmórea
Repertório
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@ Arthur Wolkovier
O Lago dos Cisnes (2018)
Coreografia: Mario Galizzi, a partir de Marius Petipa (1818-1910) e Lev Ivanov (1834-1901) Música: Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893) com partitura revisada por Riccardo Drigo (1846-1930) […]
O Lago dos Cisnes (2018)
Coreografia: Mario Galizzi, a partir de Marius Petipa (1818-1910) e Lev Ivanov (1834-1901) Música: Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893) com partitura revisada por Riccardo Drigo (1846-1930) Iluminação: Wagner Freire Cenografia: Marco Lima Figurino: Fábio Namatame| 1ª e 3ª cenas, todos | 2ª cenas, homens Tânia Agra | 2ª e 4ª cenas, tutus e bruxo | 3ª cena, Odille Adereços: Robson Rui (Bestas) I Américo Corrêa (Machados, Trompetas e Cetro) Assistente de coreografia: Sabrina Streiff Assistente de cenografia: César Bento Visagismo: Augusto Sargo Professora de Dramaturgia: Vivien Buckup Duração/elenco: 112 minutos com 54 bailarinos Estreia pela SPCD: 2018 | Teatro Sérgio Cardoso, São Paulo/SP - Brasil O Lago dos Cisnes é um balé com música especialmente composta por Tchaikovsky que estreou em 1877 no Teatro Bolshoi, mas somente em 1895, com nova coreografia de Marius Petipa e Lev Ivanov, para o teatro Mariinsky, em São Petersburgo, se tornou um enorme sucesso. O Lago dos Cisnes da São Paulo Companhia de Dança é feito sob medida para os artistas da casa. A coreografia de Galizzi dialoga com a tradição e se renova nas relações dos personagens, no detalhe das pantomimas, nos desenhos das cenas, em sintonia fina com a música emblemática de Tchaikovsky e coloca todos os artistas em cena. Foi eleito o segundo Melhor Espetáculo, pelo Guia da Folha de S. Paulo (voto do público e também pelo voto do júri) e também recebeu o Prêmio APCA – Prêmio técnico de Vivien Buckup, professora de dramaturgia de O Lago dos Cisnes. -
Petrushka (2023)
Concepção e coreografia: Goyo Montero Música: Igor Stravinsky Cenografia: Curt Allen Wilmer e Letícia Gañán Figurinos e Bonecos (infláveis e marionetes): Salvador Andujar Iluminação: Nicolas […]
Petrushka (2023)
Concepção e coreografia: Goyo Montero Música: Igor Stravinsky Cenografia: Curt Allen Wilmer e Letícia Gañán Figurinos e Bonecos (infláveis e marionetes): Salvador Andujar Iluminação: Nicolas Fischtel Assistente de Coreografia: Igor Vieira Organização (Espanha): Carlos Iturrioz . Execução de Figurinos: Fabio Namatame Consultoria para Construção e Manipulação de Bonecos: Beto Andreetta Execução de Infláveis e Pintura de Arte: Carlos Delfino Execução de Máscaras e Marionetes: Dino Soto Duração/Elenco: 35 minutos / 14 bailarinos © GOYO MONTERO, todos os direitos reservados Um dos balés mais populares do cenário mundial, estrelado por Vaslav Nijinsky, em 1911, Petroushka, conta a história de amor e ciúme de três bonecos que ganham vida. Este é o tema da mais nova criação do coreógrafo espanhol Goyo Montero para a São Paulo Companhia de Dança. Nesta releitura inédita, bonecos infláveis gigantes ganham novos contornos – Petroushka, Bailarina e Lutador –, contam esta história de amor, morte, alegria, tristeza, rejeição e manipulação. Petrushka ama a Bailarina, mas ela prefere o Lutador, que mata Petrushka, cujo fantasma aparece quando a noite cai. “É um teatro dentro de outro teatro, para que eu possa contar essa história de diferentes perspectivas”, fala o coreógrafo. Essa é segunda montagem de Goyo Montero para a SPCD, para quem já criou ‘Anthem’ (2019). -
I’ve Changed My Mind (2023)
Coreografia e figurinos: Shahar Binyamini Assistente de coreografia: Yotam Baruch Músicas: Le Tombeau de Couperin M 68: II Fornane e III Minuet, de Maurice Ravel, […]
I’ve Changed My Mind (2023)
Coreografia e figurinos: Shahar Binyamini Assistente de coreografia: Yotam Baruch Músicas: Le Tombeau de Couperin M 68: II Fornane e III Minuet, de Maurice Ravel, Blade Runner, de Hans Zimmer e Benjamin Wallfish e Hard to Tell, de Andy Stott e Alison Skidmore. Iluminação: Wagner Freire Execução de figurinos: Cris Driscoll Duração: 24 minutos Estreia: 2023 | Teatro Sérgio Cardoso, São Paulo/SP ‘I've Changed My Mind’, criada pelo israelense Shahar Binyamini, especialmente para a São Paulo Companhia de Dança, questiona sobre quem somos como humanos, animais, almas e entidades. O título traduzido como “Eu Mudei de Ideia”, está ligado ao processo de criação artístico na sala de ensaio, sendo que em alguns momentos precisamos renunciar a alguns conceitos e abraçar o que é incógnito. Na cena, para que os intérpretes se mantenham presentes, eles buscam uma conexão consigo mesmos, e ao mesmo tempo, se conectam com o todo percebendo-o como parte de um único corpo. “Nós não estamos mais ‘lá’ (no passado) e sim ‘aqui’ (no presente) e isso nos permite a liberdade de não sermos responsáveis por tudo, e sim, pelo que a própria situação nos pede”, fala o coreógrafo. Este dinamismo proposto pela obra é um convite para que o público abra espaço dentro de si - respeitando sua singularidade - e vá ao encontro do que o coreógrafo nomeia como “o frescor da mudança”: uma energia de troca constante entre os intérpretes e a plateia.